Deputada quer implantação de bases fixas de atendimento médico nos terminais de Bom Despacho e São Joaquim


Diante dos casos recentes de morte e mal súbito de usuários do sistema ferryboat, a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) pediu ao governo do estado a implantação de duas bases operacionais fixas de atendimento médico nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho. O objetivo é proporcionar um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, promovendo assistência às pessoas que eventualmente tiverem algum problema durante a travessia.

Somente este ano, três pessoas morreram a bordo de embarcações do ferryboat. O caso mais recente ocorreu na última sexta-feira (26), quando uma mulher faleceu após passar mal no ferry Ana Nery, na Ilha de Itaparica. Ela teve um mal-estar logo após a partida da embarcação.

A indicação de Kátia, apresentada na Assembleia Legislativa, é direcionada à Agerba, que deverá exigir a instalação dos equipamentos pela Internacional Travessias, concessionária que administra o sistema. “Há notórias falhas na assistência à saúde prestada por essa companhia aos passageiros que utilizam esse meio de transporte para o trabalho ou lazer. A travessia marítima dura, em média, uma hora, sendo necessário adequar os serviços de atendimento médico de urgência e emergência, a fim de evitar fatalidades”, destaca.

A parlamentar ressalta, ainda, a importância de reforçar o serviço móvel que atua, por meio de lanchas, no atendimento em alto-mar. “Contudo, é essencial manter funcionando unidades fixas de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, com a presença de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem”, frisa.

Casos recentes
Além da vítima do último dia 26, duas idosas morreram no ferry este ano. O primeiro caso ocorreu ainda em janeiro. A vítima tinha acabado de desembarcar no terminal de São Joaquim quando se sentiu mal e morreu. Em março, uma mulher de 85 anos faleceu no ferry Pinheiro durante a travessia.

Em novembro do ano passado, outro idoso morreu dentro da embarcação Pinheiro. Ele tinha 82 anos e estava saindo de Bom Despacho quando passou mal. O ferry retornou ao terminal, mas a vítima não resistiu.