Deputada Kátia Oliveira solicita da Embasa melhorias para os municípios de Cansanção e Itiúba


A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) pediu à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) melhorias para comunidades dos municípios de Cansanção e Itiúba, ambos no Centro-Norte da Bahia. Na primeira cidade, ele pediu que a Embasa realize a extensão da rede de abastecimento de água potável, com objetivo de atender o povoado de Bela Vista. Na segunda, a parlamentar solicitou que sejam realizados estudos para implantação de Estação de Tratamento de Água (ETA) no Açude Público do Jacurici.

“Chamo a atenção para o cenário vivenciado no Município de Cansanção, especificamente no povoado de Bela Vista – comunidade com aproximadamente 3 mil habitantes – cujas moradias são abastecidas através do bombeamento de água não-tratada, advinda do Açude Público do Jacurici, o que representa graves riscos à saúde pública”,afirmou.

Segundo ela, o atual serviço é precário e funciona irregularmente, em virtude dos constantes problemas técnicos na bomba, que ocasionam a interrupção no fornecimento da água. Assim, destaca Kátia Oliveira, a ampliação da rede de abastecimento vai beneficiar a todos os moradores do povoado.

Além disso, a parlamentar ressalta que a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) no Manancial Público do Jacurici (gerido pelo DNOCS) aumentaria a segurança hídrica ofertada a todo o povo de Itiúba e Cansanção, inclusive aqueles que dependem da água para utilização na agricultura e pecuária.