Deputada Kátia Oliveira pede à Embasa providências para falta de água em Simões Filho


Em ofício enviado à Embasa, a deputada também cobrou a ampliação da rede de abastecimento no município.

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) encaminhou um novo ofício à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pedindo providências para a irregularidade no fornecimento de água no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A parlamentar cobra também a execução de obras de ampliação da rede de abastecimento de água da cidade e reitera as constantes interrupções no fornecimento em alguns bairros.

“Precisamos cobrar a falta de abastecimento de água no município de Simões Filho, que tem prejudicado e muito o combate ao coronavírus na cidade, já que uma das medidas mais eficazes para combater a covid-19, além do isolamento social, é a higiene pessoal, a lavagem das mãos. Não tem como isso acontecer se esse bem básico e tão importante para a humanidade está faltando nas residências. Isso tem acontecido com frequência em Simões Filho e em outras cidades da região metropolitana”, criticou.

No documento à Embasa, Katia Oliveira reitera que outros dois ofícios enviados anteriormente já alertavam o governo do estado sobre a necessidade das obras e acerca das interrupções. “É papel da Embasa cooperar para frear a propagação do novo coronavírus, ofertando um serviço de qualidade, de forma a permitir que a população siga adequadamente as orientações sanitárias fornecidas pelos médicos especialistas”, afirmou.

No novo documento, Kátia solicita a ampliação do volume de captação de água do município, além de um aviso antecipado de 72h das obras de manutenção da rede que impliquem em interrupção do abastecimento de água. A parlamentar ainda pede a extensão da rede de água da cidade para as localidades de Góes Calmon, Pitanga de Palmares, Palmares, Alto do Aipim, Cotegipe, Santa Luzia, Fazenda Baixão, Cidade de Deus e Dandá.

“Muitos desses bairros ficam dias e até mesmo semanas sem abastecimento regular de água. Isso tem prejudicado muito o combate a esse vírus, que tem destruído famílias e sonhos. Quero fazer um apelo à Embasa para que restabeleça não só o abastecimento da água de Simões Filho, mas também das demais cidades que passam por esse problema”, destacou a deputada.