Denúncia: Falta de Professores revoltam pais de alunos da Creche Escola Afonso Válido em Mapele


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/marcos-simoes-217735983/denuncia-falta-de-professores-revoltam-pais-de-alunos-da-creche-escola-afonso-valido-em-mapele” ][/soundcloud] Além das diversas dificuldades e necessidades de melhorias em diversos setores para quem vive em Mapele, um distrito localizado na zona rural do município de Simões Filho; para algumas famílias o ‘problema é gravíssimo e a situação já causa revolta na comunidade’. Para dezenas de pais de alunos deixarem seus filhos na Creche Escola Afonso Válido da Conceição, no final de linha da localidade; se tornou uma preocupação ‘muito grande’ por entenderem a importância do serviço e avaliaram o problema como de ‘ordem pública e descaso com a comunidade’.

Em contato com a equipe de reportagem que acompanhou a frustração de diversas mães que voltaram com seus filhos para suas casas, elas reclamaram da falta de professores na Creche Escola em duas turmas: ‘O 1º ano que está sem professor desde o início do ano letivo e o 2º ano que a professora se ausentou, após ser aprovada em um concurso na capital baiana’.

De acordo com os pais dos alunos que estão fora da sala de aula por conta da falta de professores, por diversas vezes em contato com a diretora da Unidade de Ensino, ela revelou que inúmeras vezes têm estado na prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, mas até o momento não houve retorno e uma solução para o problema.

Revoltadas pela ausência de aulas para seus filhos, diversas mães externaram que vêm providenciando vagas em outras escolas vizinhas, mas enfrentam dificuldades. A situação causa transtorno nos moradores porque a Creche Escola no final de linha já existe há um tempo e atende crianças na faixa etária, onde muitas estão com o ano letivo comprometida.

“É um absurdo desde o início do ano o 1º ano está sem aulas. Isso é uma vergonha; um desrespeito para nós de Mapele que está com a educação de nossos filhos comprometida pela falta de sensibilidade da secretaria de educação”, afirmou outra mãe que não quis ser identificada.

Outro caso que segundo os pais de alunos externaram é a ‘deficiência e necessidade de professor auxiliar’; porque há alunos  com ‘necessidades especiais’.

Apesar das mães relatarem que a diretora da Creche Escola ter entrado em contato inúmeras vezes com a Secretaria de Educação de Simões Filho, a nossa equipe de reportagem tentou falar com o Secretário Jorge Salles que revelou ‘não ter conhecimento do problema e prometeu averiguar’.