Delegado de Coligação em Simões Filho ingressa com representação contra banco por negar abertura de contas de candidatos


O presidente do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Paulo Pessoa, que também é Delegado da Coligação ‘Renovação de Verdade para um Novo Tempo’, composta pelos partidos, PRB, PHS, PSDC, PRP e PV buscou o amparo da lei ao fazer uma representação perante o juiz eleitoral contra o gerente do banco Itaú, localizado no centro de Simões Filho. Segundo o líder partidário, os candidatos a vereador da coligação estão impedidos de abrir suas contas para registrar a movimentação financeira da campanha, simplesmente, por uma determinação da instituição financeira, que estabeleceu o limite de 30 contas bancárias para legendas e candidatos as eleições municipais.

De acordo com Paulo Pessoa, os candidatos cumprem a determinação da Justiça Eleitoral e os bancos são obrigados a acatar em até três dias, o pedido de abertura de conta do candidato escolhido em convenção, sendo vedado a condicioná-lo a depósito mínimo e a cobrança de taxas ou de outras despesas de manutenção.

O líder partidário revelou que compareceu na última segunda-feira (22), ao banco Itaú, localizado na Avenida Altamirando de Araújo Ramos e foi informado pelo gerente que a abertura de contas tinha sido esgotada e que a instituição financeira cumpria a determinação de que só abriria 30 contas bancárias. Ainda de acordo com o representante, ao questionar o gerente, ele teria mandado a procurar providências.

A equipe de reportagem procurou o gerente do banco Itaú, Ronei Sandro que esclareceu que não poderia dar entrevista por ter a necessidade de resolver uma situação interna do banco naquele momento, além, de não está autorizado pela assessoria de comunicação a conceder entrevistas, mas ao encaminhar a reportagem para um assistente, ele esclareceu que por questão de estrutura, já que somente um funcionário faz a abertura das contas, além, do banco atender outras demandas com abertura para microempreendedores e pessoas jurídicas, ficou acordado o estabelecimento de abertura de 30 contas bancárias que já estariam sido abertas por candidatos.

Questionado em como solucionar o problema pela representação feita pelo líder partidário, o gerente explicou que entraria em contato com a instituição em São Paulo para autorizar uma nova remessa de abertura de contas para partidos e candidatos.