Defensoria Pública inaugura nova sede em Simões Filho


Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (26), a nova sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia em Simões Filho. A cerimônia que aconteceu no prédio localizado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 875, no Centro, contou com a presença do Prefeito Diógenes Tolentino e do Defensor Público Geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou a importância da Defensoria para o município e reafirmou a parceria entre a prefeitura e o órgão.

“O nosso município vem atravessando um momento importante, haja vista que eu tenho a felicidade de estar como prefeito e observar a ampliação do serviço da Defensoria Pública em nosso município.

O nosso município dará total apoio para que estas instituições sejam cada vez mais fortalecidas e dentro do princípio que norteia todos os poderes, possa de uma forma harmônica desenvolver um trabalho e que possamos juntos fazer o melhora para que não só os munícipes, mas que todos os baianos possam conhecer o trabalho que está sendo feito aqui”, revelou Dinha.

Dinha ainda fez questão de elogiar a estrutura física da nova sede e salientou a esperança de fazer de Simões Filho uma cidade referência em termos de geração de emprego e renda e igualdade social em todo o Estado.

“A gente recebe essa sede que vai dar mais conforto, vai dar mais segurança e eu fico feliz, tanto eu como meu vice-prefeito Sid, que juntamos muito pra chegar nas condições de prefeito e vice e estamos trabalhando muito pra mudar a história dessa cidade, queremos ser conhecidos como a cidade das oportunidades, da prosperidade, do trabalho. Queremos juntos fazer um trabalho que venha a elevar os índices sociais dessa cidade. Eu tenho certeza que a promotora fará um excelente trabalho e juntos possamos fazer esse município cada vez melhor”, disse ele.

Para a vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, Maria Teresa Zarif, a inauguração da nova sede significa um grande passo para a concretização da autonomia do órgão no município.

“Toda vez que a Defensoria Pública inaugura uma nova sede ela dá um passo a mais em busca da concretização da sua autonomia, que já é constitucionalmente assegurada, mas infelizmente na prática, nós ainda temos um longo caminho a percorrer no intuito de concretizar no nosso dia a dia essa autonomia administrativa institucional que a Defensoria Pública possui constitucionalmente”, afirmou a procuradora.

Ainda de acordo com a promotora, a Defensoria municipal que funcionou durante todos esses anos dentro do Poder Judiciário, agora pode oferecer ao usuário as condições necessárias para que ele seja atendido com mais dignidade e privacidade.

“Nós que passamos por interiores sabemos que até este direito básico do assistido que é o direito a privacidade e do sigilo da demanda que ele está levando a defensoria, muitas vezes deixa de ser respeitado em razão da falta de estrutura”, explicou ela.

Também participaram da cerimônia diversas autoridades militares como o Major Fábio Dias e o Major Tenente Coronel Albuquerque, promotores, advogados, representantes de entidades não governamentais, vereadores, o secretário municipal da Fazenda Carlos Aberto e a procuradora Adjunta do município Laís Matos as defensoras Eveline Portela e Leila Portugal, que atuam no município, e o coordenador regional, Walter Fonseca.