De frente com Jairo Mascarenhas: Conselho Tutelar do município de Simões Filho revela crescimento assustador no número de ocorrências este ano.


O Conselho Tutelar do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta segunda-feira (12) em entrevista a rádio Simões Filho FM, sob comando do radialista Jairo Mascarenhas, fez o balanço com o número de denúncias realizadas do 1º ao 4º semestre deste ano.

Segundo a nova equipe de conselheiros empossados em janeiro de 2016, no primeiro trimestre do ano, 708 atendimentos foram realizados pelo órgão. Já no período decorrente entre março a novembro foram oficializadas cerca de 3.200 ocorrências, o que aponta uma média de crescimento em  400% em cima do número inicial.

Esses registros incluem denúncias feitas de diversos bairros da cidade pelo disk 100 e pelo celular de plantão, além de atendimentos presenciais na sede que fica localizada no Centro Social. E, conforme colocado pela coordenadora da equipe Lindinalva Santana, as pessoas podem fazer as denuncias sem se identificar, porém, em seguida a equipe fará a investigação para buscar a veracidade das informações relatadas.

Ainda de acordo com a coordenadora, todas as decisões tomadas pelo Conselho Tutelar de Simões Filho são definidas pelo colegiado, e destaca que a equipe trabalha no sentido de garantir a assistência, sobretudo, no tratamento das questões de violações dos direitos de crianças e adolescentes nos diversos segmentos como educação, saúde, moradia e segurança.

13183173_1002455526498549_335228141_nUma Alerta defendida pelo órgão é a “conscientização dos pais, responsáveis e a sociedade em zelar pelos direitos da criança e do adolescente”. Conforme o sub coordenador Franklin Pereira Rosa, o órgão busca atender a população da melhor forma possível, colocando alem do profissionalismo, o ‘amor naquilo que faz’; como fator preponderante para a continuidade de melhoria nos serviços.

Franklin também pontuou algumas atividades inerentes ao conselho e aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao novo prefeito eleito “Dinha”: “gostaríamos de pedir a nova gestão que nos conceda aquele galpão da prefeitura onde funcionava uma agencia bancária para ser a nossa nova sede. O nosso objetivo ali é alcançar os jovens que utilizam o pátio em horário escolar”.

O conselheiro ainda prosseguiu pedindo que a nova gestão olhe com carinho para o órgão que ainda tem muito trabalho para realizar no município inclusive mantendo o serviço de atendimento pelo telefone de plantão que temporariamente está suspenso por falta de servidores municipais.

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Os atendimentos presenciais acontecem de 2ª à 6ª feira das 8 às 17h no Centro Social, Avenida Walter Aragão, Km 25. Após as 17h, finais de semanas e feriados, através do DISK 100 da Secretaria de Direitos Humanos.