De cara nova Conselho Tutelar divulga balanço das ações realizadas em Simões Filho


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews-598222033/de-cara-nova-conselho-tutelar-divulga-balanco-das-acoes-realizadas-em-simoes-filho-1″ ][/soundcloud] O Conselho Tutelar do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), divulgou nesta segunda-feira (09), o balanço com o número de denúncias realizadas até o primeiro trimestre deste ano. Segundo a nova equipe de conselheiros que foram empossados em janeiro, até o dia 9 de março, 708 atendimentos foram realizados pelo órgão.

De acordo com os dados do Conselho, foram registrados atendimentos em todos os bairros no período, incluindo denúncias feitas pelo disk 100, pelo celular de plantão, além de atendimentos presenciais na sede que fica localizada no Centro Social. Uma Alerta defendida pelo órgão é a “conscientização dos pais, responsáveis e a sociedade em zelar pelos direitos da criança e do adolescente”.

Os conselheiros tutelares atuam como órgãos de defesa e após o seu papel nos encaminhamentos ao CREAS – Centro de Referência Especial à Assistência Social; tem poder para punir o agressor já que trata de questões diretamente à criança, adolescente e responsáveis e toda decisão só pode ser revista pelo juiz da vara da infância e juventude.

De acordo com a coordenadora Lindinalva Santana, todas as decisões tomadas pelo Conselho Tutelar de Simões Filho são definidas pelo colegiado e destaca que a equipe trabalha no sentido de garantir a ‘assistência de direitos’, sobretudo, tratando das questões de violações de direitos, além, de assegurar os direitos da criança em diversas áreas, como educação e saúde.

Em sua vital importância, a premissa é de que o Conselho Tutelar amplie sua presença e conta com o apoio da população, no que se referem as ‘denúncias’; condição necessária para avançar quanto à ‘defesa em favor das crianças e adolescentes’. Para isso, a equipe ainda conta com o apoio da Guarda Municipal e em casos extremos com a Polícia Militar.

A coordenadora para a equipe de reportagem revelou que além dos diversos tipos de violência; existem casos de negligência por parte de pais ou responsáveis em relação ao direito à escola, alimentos e também maus-tratos. Entre as principais ações dos conselheiros tutelares estão os encaminhamentos ao CREAS, ao atendimento médico e psicológico de crianças e adolescente vítimas da violência e casos de encaminhamentos para instituições de ensino, onde para famílias carentes se conseguem a ‘custo zero’ a requisição e 2ª via da Certidão de Nascimento.

Conforme o subcoordenador Franklin Pereira Rosa, o órgão busca atender a população simõesfilhense da melhor forma possível e destacou o ‘amor naquilo que se faz’; como fator preponderante para a continuidade de melhoria nos serviços.

A conselheira Aparecida de Cássia relatou os desafios pelos quais convivem com a atividade. “Deparamos com situações que infelizmente acontecem e a violência para aqui no Conselho Tutelar”.

Como seres humanos, os conselheiros revelam a ‘sensibilidade’ de muitas das vezes se sentirem chocados pela violência contra a criança e adolescente, principalmente, quando parte dos pais. “Ver um pai e uma mãe maltratando o próprio filho choca demais”, revelou a conselheira Sílvia Maria.

Para o ‘Mapele News’, a conselheira Magali Ramos afirmou que a importância maior do órgão é estabelecer um dever que muitas das vezes deveria ser assegurados pelos pais e deixou uma mensagem para a sociedade simõesfilhense.

“Dê amor e diálogo que é a base de tudo. Ame seus filhos e não perca para a violência e as drogas. Não deixem que eles sejam seduzidos pelo mundo afora e amem em qualquer circunstância”. 

Como denunciar agressões e violência contra a Criança e o Adolescente em Simões Filho

Os atendimentos presenciais acontecem de 2ª à 6ª feira das 8 às 17h no Centro Social, Avenida Walter Aragão, Km 25. Após as 17h, finais de semanas e feriados, através de celular de plantão, no número: 71 9 9381- 1754 e pelo DISK 100 da Secretaria de Direitos Humanos.

A coordenadora Lindinalva Santana esclarece que com relação às denúncias presencias na sede do Conselho Tutelar, as pessoas podem fazer sem se identificar. Logo após a equipe fará a investigação para buscar a veracidade das informações.

A equipe técnica em Simões Filho em sua estrutura conta com o apoio da administração pública municipal, um carro com motorista à disposição e o apoio da Guarda Municipal e assistência administrativa.

“O município tem se esforçado para que o Conselho Tutelar atue da melhor maneira possível”, afirmou o subcoordenador Franklin Pereira Rosa.

A equipe atual do Conselho Tutelar de Simões Filho é composta por Lindinalva Santana, Franklin Pereira Rosa, Sílvia Maria, Aparecida de Cássia e Magali Ramos.