A culpa é de quem? Moradores de Mapele solicitam da prefeitura serviços de limpeza nos bueiros e culpam a população pela sujeira


O acúmulo de vegetação e lixo nos bueiros que cortam as vias principais do bairro de Mapele em Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador, tem deixado a comunidade preocupada e alguns moradores já pedem que a Prefeitura Municipal tomem providências urgentes de limpeza no local, como medida de prevenção de enchentes.

Com o período chuvoso, a comunidade teme que o lixo entupa os bueiros e a água fique sem passagem, podendo subir até a altura das casas, provocando estragos imensuráveis. Além disso, o excesso de sujeira propicia a instalação de criadores do mosquito da dengue, insetos e animais peçonhentos, contribuindo com a proliferação de doenças.

Apesar de saber que a responsabilidade de realizar a manutenção diária é da prefeitura, em contato com a nossa redação, uma moradora culpou a própria comunidade pela desorganização e sujeira no bairro.

Segundo ela, alguns vizinhos acordam tarde e só colocam o lixo na rua depois que o carro da coleta já passou. Por causa disso, o lixo fica o dia todo nos cantos das ruas e não é incomum ver cavalos, cachorros e gatos espalhando o material descartado que acaba caído nos bueiros.

“A situação aqui no bairro é complicada. As pessoas limpam suas casas, seus quintais e teimam em jogar o lixo e os entulhos no meio fio, em alguns casos, até no meio da rua. A falta de educação faz com que as ruas se transformem em um lixão a céu aberto”, disse Maria Clara.

Ela também revelou que, apesar de levar a culpa, nem sempre a prefeitura deve ser penalizada pela sujeira e mau cheiro que fazem parte do cotidiano do bairro, já que a própria população muitas vezes não colabora.

“A prefeitura leva a culpa, mesmo quando se sabe que, apesar de tantos buracos e do abandono, em alguns casos a culpa é mesmo do tal contribuinte, que colabora com a sujeira pública. Isso é uma vergonha”, completou.

Veja algumas fotos do local: