População assustada: Cresce o número de roubos de carros em Simões Filho, Salvador e RMS


Os motoristas de Salvador e Região Metropolitana (RMS) continuam sendo grandes alvos da violência urbana, o que fica comprovado pelo número de roubos e furtos de veículos na capital baiana e municípios vizinhos. Segundo informações do boletim diário, no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), somente nos primeiros 11 dias de agosto, 178 veículos foram roubados ou furtados.

O número dá uma média de 16 veículos roubados e/ou furtados diariamente, sendo grande parte em Salvador, 154 do total. As outras 24 ocorrências foram em cidades como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas.

No entanto, a estatística subiu consideravelmente neste final de semana.Vinte e um veículos foram roubados em Salvador e Região Metropolitana somente no sábado (12). Os números foram atualizados na manhã deste domingo (13) no Boletim Diário da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Do total, dois foram registrados em Candeias e um em Simões Filho. Já os bairros da capital com maior incidência de roubos a veículos ainda no sábado foram Brotas e São Cristóvão, com dois crimes registrados pela SSP.

No primeiro semestre desse ano, a Polícia Militar informou que 18 carros e motos foram subtraídos, em média, na grande Salvador. Os bairros com maior incidência foi Brotas, com 136 registros seguido por São Cristóvão (97), Cajazeiras (91), Pirajá (80), São Marcos (80), Águas Claras (78), Imbuí (71), Rio Vermelho (68), Boca do Rio (64) e Caminho das Árvores (61).

Um ponto que chama atenção nos dados da SSP-BA, é que a maior parte dos casos é de roubo, quando há prática de violência física ou psicológica. Dos computados, cerca de 80% dos veículos foram roubados e a outra parte furtados. Somente no dia 8 de agosto (terça-feira), foram registradas 23 ocorrências nas duas modalidades.

Em contrapartida, parte dos veículos roubados e furtados têm sido recuperada pela polícia. No entanto, o número é menos que a metade do total de casos. Com base nos dados da SSP-BA, até a sexta-feira (11), 69 veículos foram recuperados, uma média de apenas seis por dia.

Grande parte da recuperação foi registrada na última quinta-feira (10), quando 21 veículos foram recuperados pela polícia. No entanto, vale ressaltar que nem sempre a recuperação trata-se de um veículo roubado ou furtado recentemente.