Coordenadores de Defesa Civil de Simões Filho e Candeias se reúnem para discutir sobre integração entre municípios


Com o intuito de fazer uma integração entre os munícipios próximos, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 24, uma reunião na sede da Prefeitura, onde estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Simões Filho e a equipe técnica da Defesa Civil de Candeias. A proposta também visa organizar fóruns, encontros entre as defesas civis de todo o estado, promover curso de capacitação e implantar plano de contingências.
Neste primeiro encontro, o coordenador da Defesa Civil de Simões Filho, Valdemir Oliveira, ressaltou as melhorias que serão realizadas de imediato no órgão da cidade. “Estamos providenciando um espaço adequado e também equipamentos como: uniformes, EPI’s, materiais de informática, entre outros, que são necessários para o funcionamento do órgão. Isso garantirá um serviço mais ágil”, disse o coordenador.
 .
Como as demandas enfrentadas pelos municípios coirmãos são muito parecidas e podem ocorrer nos limites territoriais destes, como: rodovias, empresas, bairros e mananciais, a integração visa fazer com que as equipes trabalhem em conjunto caso haja alguma catástrofe. Desse modo, de acordo com o técnico consultor da Defesa Civil de Candeias, Ademar Cerqueira, o plano de contingência é de suma importância e urgência, pois nele estarão definidas responsabilidades estabelecidas. “O objetivo do plano é reduzir e minimizar os riscos a que a população está exposta, principalmente quando se trata de desastres naturais, tecnológicos e humanos”, afirmou Cerqueira.
 .
A Defesa Civil é um órgão da Prefeitura de Simões Filho, ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).