Contagem regressiva: Salvador atinge 75% de ocupação de leitos de UTI adulto e pode iniciar reabertura


Após a implantação de 55 novos leitos de UTI adulto na última sexta-feira (17), Salvador atingiu neste domingo (19) o percentual de 75% de ocupação dessas unidades. O índice aparece no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. O patamar é o máximo estabelecido para a fase 1 da reabertura das atividades na capital baiana. Porém são necessárias ao menos cinco dias com um percentual abaixo de 75% para o início da etapa.

Caso se mantenha com o índice abaixo de 75% até a próxima quinta (23), shoppings centers, templos religiosos e lojas com mais de 200 metros quadrados podem voltar a funcionar em Salvador. A cidade possui medidas restritivas desde o mês de março, quando as contaminações pelo novo coronavírus começaram a crescer exponencialmente. 

Há a expectativa que o índice caia ainda mais nos próximos dias com o pleno funcionamento dos novos leitos de UTI adulto exclusivos para a Covid-19. Todavia o protocolo conjunto estabelecido pela prefeitura e pelo governo da Bahia exige a permanência de 14 dias em cada uma das três fases.