Concurso Beldade Negra elege nova Queen Abayomi 2018 em Simões Filho; Veja como foi


A Instituição Entidade Abayomi realizou nesta sexta-feira (11) a primeira edição do Concurso Beldade Negra em Simões Filho, que elegeu a garota Queen Abayomi 2018. A iniciativa aconteceu no sentido de levantar a autoestima das mulheres negras e contribuir com a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Na oportunidade, a presidente da Entidade Abayomi e idealizadora do concurso, Gabriela Mel provocou algumas reflexões acerca da liberdade de gênero e raça, auto aceitação e emponderamento feminino.

“Estou extremamente agradecida a todos que nos apoiaram para a realização desse movimento de preto. A nossa cidade linda é cheia de beldades. Mas a nossa voz fala mais que beleza, nós gritamos por liberdade e igualdade de gênero e raça. Buscamos o nosso lugar ao sol e muitas vezes só conseguimos isso com a valorização da nossa gente”, pontuou Mel.

A primeira-dama e única mulher no parlamento municipal, vereadora Kátia Oliveira também esteve no evento e em entrevista ao final do desfile ressaltou a importância da iniciativa para a sociedade simõesfilhense.

“Todos os dias, nós mulheres temos que lutar por igualdade de direitos. Só nós sabemos o quanto é difícil as nossas conquistas. Mas juntos podemos mais e somos mais fortes. Esse encontro reforça a força e a beleza da raça predominante no nosso país”, ressaltou Kátia Oliveira, primeira-dama e vereadora.

A grande final, que foi dividida em três etapas elegeu Jamile Santos como a Queen Abayomi 2018, em segundo lugar Sheilla Santos e o terceiro lugar, Jamile Marley. O encontro reuniu grandes nomes da luta por igualdade de direitos, movimentos sociais negro, coreógrafos, ativistas sociais.

Entre os jurados estavam Vovô do Ilê, Tonho Matéria, Jorge Washington, Nildinha Fonseca, Renata Dias, Josenice Salomão, Vander Chales e Bernadete Pacífico.Também participaram do evento além da primeira dama, os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude – Sirliane Ribeiro, Governo – Edson da Kipão e Políticas Publicas para Mulheres – Andrea Almeida, assessora de comunicação Vânia Santana e o superintendente de planejamento Ferdnand Andrade.

Foto: Danilo Canuto