Com grande potencial turístico, Mapele contemplará projeto de requalificação em 2018


O distrito de Mapele, comunidade que fica na zona rural de Simões Filho, possui um enorme potencial turístico por suas belezas naturais, banhadas pela Baía de Aratu, além da receptividade aconchegante dos moradores e culinária exótica.

A baía de Aratu, localizada na parte norte da Baía de Todos os Santos revela em Mapele um cenário paradisíaco em terras simõesfilhenses que consolida, inclusive, o incremento de receitas para o município, com a aquisição de Turismo Local voltado para a Sustentabilidade, a Gastronomia, o Cinema, através de documentários, as Caminhadas Ecológicas, o Turismo Religioso, as Artes, o Artesanato, a Capoeira, o Esporte e uma série de ações integradas com a comunidade e todos os munícipes que queiram participar.

Em diversas oportunidades, o prefeito Diógenes Tolentino revelou publicamente o desejo de fazer em Mapele um grande polo turístico em Simões Filho. O seu projeto envolve pavimentação da orla, construção de quiosques e pontos comerciais e obras de infraestrutura por todo o bairro.

Em entrevista anterior, o prefeito falou do investimento em parceria com o governo estadual para fomentar o turismo náutico na Baía de todos os Santos incluído a Baía de Aratu, onde serão aplicados cerca de R$ 80 milhões.

O gestor municipal ainda fez questão de elogiar a culinária local, rica em iguarias e a belíssima paisagem da “Praia da Capadócia”, onde de acordo com ele, existe um projeto para construção de um píer.

“Nós temos uma rica culinária ali em Mapele. Naquela região têm restaurantes que tem moquecas, petiscos deliciosos que são oferecidos, tem a Capadócia, que nós temos um projeto para construção de um píer. Participar destes investimentos vai ser muito bom pra trazer uma vida melhor e ao mesmo tempo mostrar a beleza de toda região do município, já que Simões Filho vai estar no roteiro turístico”, garantiu.

Em outubro do ano passado o distrito recebeu a visita do ex-atleta e representante da Confederação Brasileira de Canoagem, Sebastián Cuattrin, que na oportunidade, avaliou as águas da Baía de Aratu como excelentes condições para integrar etapas do Campeonato Brasileiro de Canoagem.

O ex-atleta falou das belas condições das águas que banham a localidade, que o deixaram muito satisfeito, destacando inclusive o potencial que o município tem para desenvolver qualquer atividade esportiva nas modalidades aquáticas.

“A Baía de Aratu é uma Baía que tem água limpa, com condições de uso não só pra canoagem, mas para talvez outras atividades aquáticas que tenham contato mais direto com água. O município de Simões Filho tem aí uma joia rara com a possibilidade de utilizar essa condição de água. A gente gostou bastante não só do que a gente viu, mas com o apoio do prefeito Dinha, que se prontificou em nos ajudar a trazer este evento pra cidade”, avaliou Sebastián.

No que se refere às obras de infraestrutura no bairro, de acordo com Dinha, uma licitação deverá acontecer para a execução das obras de pavimentação asfáltica em toda Rua Direta de Mapele, desde a entrada do bairro até o Alto da Pensão.

Ainda segundo o gestor, será reformada a quadra poliesportiva da localidade e uma requalificação da Praça do fim de linha do bairro também está incluso no projeto. As obras serão realizadas em parceria com os vereadores da localidade.

“Já tive uma conversa com os vereadores Manoel Carteiro e Elimário e nós vamos asfaltar da entrada de Mapele até o centro da Pensão e recuperando a quadra poliesportiva, além de fazer um benefício lá no fim de linha e na Praça”, declarou Dinha.

Outras obras, incluindo a comunidade do condomínio Crê Ser, onde há muitos anos a comunidade vem apelando para que a gestão municipal possa intervir em acordo com as necessidades primordiais do bairro, estão previstas para acontecer.

Uma indicação feita pelo vereador Manoel Carteiro solicita ao Poder Executivo a realização das obras de pavimentação asfáltica, bem como, a implantação do sistema de saneamento básico, a fim de proporcionar mais qualidade de vida e bem estar aos munícipes da região.