Com entrega de título de cidadão, Simões Filho comemora 55 anos de emancipação política


O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), cidade que outrora tinha como nome “Água Comprida”, comemorou nesta segunda-feira (07), 55 anos de autonomia política. Em mais um recordação marcada pela sua extensa história e luta dos seus emancipadores, a data foi marcada por uma programação na Câmara de Vereadores e entrega de títulos de cidadãos simões-filhenses.

Logo no início da manhã, a partir das 8h, a população pode conferir a “Exposição Memórias”, registros que contam a história da cidade, pelo fotógrafo e um dos homenageados pelo Poder Legislativo, o Sr. Gileno Ferreira dos Santos.

Pela tarde, após a ministração da palavra de Deus,  a Câmara abriu as homenagens, para personalidades que receberam em unamimidade a atenção devidos aos serviços prestados no município e honrados com o título de cidadão simões-filhense. Entre os homenageados, José Ubirajara Suzart Conceição conhecido como Bira, a ex-Diretora do Colégio Estadual de Aratu, professora Tereza Prado, o ex-vereador João Augusto Ribeiro, o vereador eleito Bolly Bolly e o Srº Gileno Ferreira estiveram seus nomes reconhecidos pela Casa.

A sessão solene contou com a presença dos vereadores, do Chefe do Executivo, Eduardo Alencar, vice-prefeito Neco Almeida, vereadores eleitos, além de diversas personalidades do município.

Confira a lista dos homenageados:

  1. Cleiton Aparecido dos Santos Alves (Bolly Bolly) – Vereador Eleito (SD) – Indicaçao do Presidente da Câmara, Joel Cerqueira.
  2. José Ubirajara Suzart Conceição (Bira) – Indicação do Vereador Nivaldo Silva Dórea.
  3. Tereza Prado – Indicação dos vereadores Joel Cerqueira e Everton Paim
  4. João Augusto Ribeiro Leal (João Contador) – Indicação da vereadora Cleide Vieira
  5. Raimundo Pereira Lima – Indicação do vereador Erivaldo Canjirana.
  6. Rute da Silva Sacramento – Indicação do vereador Luciano Almeida.
  7. Marisa Conceição da Silva – Indicação do vereador Alfredo Assis de Santana Neto.
  8. Gileno Ferreira dos Santos – Indicação da vereadora Kátia Cristina Cerqueira Oliveira.
  9. Lourival Alves Almeida Filho
  10. Antônio Oliveira dos Anjos
  11. Raquel Oliveira Santos

14956388_1112311858837028_5922873363849356813_n

Um pouco da História:

A emancipação política contou com uma trajetória de lutas e conquistas que na época diversas figuras importantes, como Sr. Walter José Tolentino Alves viu a necessidade de lutar pelos problemas da cidade e que necessita de “independência”, onde em, 07 de novembro de 1961, através de uma Lei Estadual nº 1538 emancipou o distrito que levou o nome de Simões Filho homenagem dada ao jornalista e fundador do Jornal “A Tarde” o político Ernesto Simões Filho ex-ministro da educação.

Cerca de 20 km de distância da capital Baiana o município de Simões Filho hoje comporta segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma população de 134.674 mil pessoas sendo a 3º maior economia da região, com diversas vias de acesso até a capital possui um centro industrial de Aratu (CIA) um polo de empresas que por anos acolheu centenas de trabalhadores e hoje vive um momento delicado após a crise econômica que assola nosso país, contribuindo para o fechamento de diversas empresas e aumentando do desemprego.

A sociedade Simões-filhense aguarda que próximos anos a cidade possa viver um clima de segurança e também a ampliação do desenvolvimento econômico, o resgate da cultura local, além do incentivo ao esporte e lazer.

⁠⁠⁠⁠

 

14955900_1787227671533389_8962713116476265308_n