Cobertura do PSF em Simões Filho foi ampliada de 35% para 67%; diz prefeito Dinha


Em três anos e seis meses de gestão do prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, o popular “Dinha”, o município de Simões Filho, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ampliou a cobertura de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) de 35% para 67%, ou seja, quase 100% de cobertura, em relação ao que foi encontrado quando assumiu a Prefeitura Municipal, em 1º de janeiro de 2017.

“O trabalho não para, e desde que assumimos o município em janeiro de 2017, tem sido um trabalho constante na recuperação financeira do município e no equilíbrio, justamente para que tudo isso se torne viável e possível”, pontuou Dinha prefeito.

Prefeito Dinha Tolentino, durante Live, nesta segunda, 29 de junho.

Na próxima quinta-feira, 02 de julho, o gestor municipal, em ato seguindo orientações e protocolos da OMS, por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19), entrega à população do bairro Ponto Parada, na Rua Vale das Fontes, uma Unidade de Saúde da Família completamente equipada e com diversos serviços que atenderão os moradores daquele território.

Com mais uma Unidade, a 4ª USF, após entregar nas comunidades do Cristo Rei, Pitanga de Palmares e Eucalipto, o prefeito Dinha, amplia para 67% a cobertura de atendimentos às crianças, gestantes, idosos, adultos, pacientes com tuberculose, hanseníase, entre outros, que contarão com 3 (três) equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), além de 2 (duas) equipes de Saúde Bucal e Núcleo de Apoio a Saúde da Família com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

Durante Live (transmissão ao vivo nas redes sociais), na noite desta segunda-feira, 29/06, o prefeito Dinha acompanhado da secretária municipal da Saúde, Iridan Brasileiro, informou a população simõesfilhense, que a Unidade de Saúde no Ponto Parada vem para somar com a equipe de estratégia de Saúde da Família, com três equipes de PSF e que estarão atreladas à duas equipes de Saúde Bucal e equipe multiprofissional composta por: três médicos, três enfermeiros, dois cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, entre outros.

Outras iniciativas na Saúde

O prefeito Dinha, durante a Live, ressaltou que neste mesmo período em que conseguiu construir 4 Unidade de Saúde da Família, outras iniciativas somaram na área da Saúde, como a renovação da frota do SAMU com 3 ambulâncias novas, ampliação da equipe do SAMU, sala de estabilização no Hospital Municipal com respiradores mecânicos, equipamentos de uma Semi intensiva, entre outros.

Outra boa notícia é que a gestão segue trabalhando e irá implantar um Centro de Imagem no município. Segundo o alcaide, “é muito importante uma saúde estruturada”, e neste sentido, o Centro de Imagem irá fazer diagnósticos muito mais precisos, com tomógrafo, mamógrafo, ultrassonagrafia e raio-x digital.

“Já chegou o mamógrafo e está lá para ser instalado. Nós estamos ampliando a sala, vamos licitar as obras para fazer a ampliação da sala, e todo o processo do tomógrafo já foi concluído, contudo, estamos esperando a ampliação da sala para que a empresa possa instalar o tomógrafo no Hospital Municipal e com isso, fazermos um diagnóstico muito mais preciso e evitar que ocorra que caso o pacientes necessite, evitar ter que seja transferido para outra Unidade, então, isso vai acabar com o Centro de Imagem”, anunciou o prefeito.

Por: Rede Imprensa