‘Cidade da Música’ é tema do Carnaval 2017 de Salvador; confira calendário de festas populares


Em um clima de muita descontração, com a presença de alguns dos mais importantes artistas da Bahia, o prefeito ACM Neto anunciou em São Paulo, que o tema do Carnaval de Salvador do ano que vem será “Cidade da Música”, em homenagem ao título recebido pela primeira capital do país da Unesco.

Durante sua exposição para integrantes do trade turístico de todo o país, Neto afirmou que a estratégia de divulgar o calendário do verão em São Paulo tem como objetivo alavancar o turismo em Salvador e acrescentou que a cidade está preparada para receber os visitantes do Brasil e do mundo.pref_acm_neto_lancamento_sao_paulo_foto_nelson_peixoto6_znqd48s

De acordo com o prefeito, a crise econômica que o Brasil atravessa pode ajudar Salvador. “Está mais caro ir para o exterior e Salvador se tornou, desde 2013, uma cidade mais atraente e mais bem preparada para receber os visitantes.” O prefeito disse, ainda, que espera um crescimento de 15% no fluxo turístico em relação ao ano passado. No verão, a Prefeitura projeta que Salvador deve receber cerca de 2,1 milhões de pessoas.

Sobre o Carnaval, ACM Neto confirmou que a tendência é a ampliação da festa sem cordas e destacou que o modelo de financiamento da folia é uma referência para o país. O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressaltou que a grade completa do Réveillon, outro grande evento organizado pela Prefeitura, será divulgada nos próximos dias e que a festa entrou definitivamente para o calendário da Praça Cairu. “O Réveillon se tornou um produto da cidade para o turismo com atrações de ponta”, afirmou.

Antes do início da festa que contou com artistas baianos, ACM Neto disse que o Carnaval de Salvador está muito mais seguro e que a Prefeitura tem ajudado o Estado no combate à violência.

Confira o calendário oficial das festas populares:

4 de dezembro – Festa de Santa Bárbara
A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. Devotos se unem e rendem homenagens. Nas praças e mercados do Centro Histórico é servido o tradicional Caruru. Local: Largo do Pelourinho, Centro Histórico

8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição da Praia
Em homenagem a padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhando trio elétrico ao som do coral da Basílica. Local: bairro do Comércio

13 de dezembro – Festa de Santa Luzia
Seu nome significa portadora da luz ou aquela que serve a luz. As homenagens acontecem na igreja que leva o nome da santa, os fiéis formam longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Local: Pilar, no bairro do  Comércio.

31 de dezembro e 1° de janeiro – Bom Jesus dos Navegantes
O evento inclui duas procissões marítimas, contando conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos. Local – Cidade Baixa.

6 de janeiro – Festa de Reis
Comemorado na Europa, foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses que mantiveram a tradição com festejos e trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Ainda hoje, essas tradições sobrevivem guardando algumas de suas características. Local: Largo da Lapinha.

12 de janeiro – Lavagem do Bonfim
Comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. Local: do bairro do Comércio até o Bonfim.

16 de janeiro – Segunda-feira Gorda
É realizada na segunda-feira após a Lavagem do Bonfim dando continuidade ao ciclo de festas populares. Local: bairro da Ribeira.

29 de janeiro – São Lázaro
Nesta manifestação de origem católica portuguesa é realizada uma missa, tríduo e procissão pelas ruas do bairro em louvor ao santo. É forte a participação do candomblé. Local: bairro daFederação.

2 de fevereiro – Festa de Yemanjá
Desde a madrugada, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no bairro do Rio Vermelho. No fim da tarde, um cortejo com muitas embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, e até joias. Local: bairro do Rio Vermelho.

5 de fevereiro – Lavagem de Itapuã
A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A tarde é a vez dos blocos de chão fazerem a festa. Local: bairro de Itapuã.

Pré-Carnaval de Salvador

18 de fevereiro – Fuzuê
O primeiro dia de pré-Carnaval acontece no final de semana antes da folia momesca e conta com desfiles de bandas de sopro, percussão e batucada. Todas bandas de chão que arrastam famílias inteiras lembrando o melhor dos antigos carnavais.

19 de fevereiro – Furdunço
O segundo dia de pré-Carnaval já conta com bandas e grupos
artísticos, além de equipamentos eletrônicos como os micros trios.
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra).

Carnaval de Salvador: 23 a 28 de fevereiro