Cartões do metrô e ônibus metropolitanos passam a servir para os dois


Prazo para o ajuste no sistema de integração é até o final do mês; número de linhas será ampliado

Até o fim de maio, os usuários do transporte público poderão utilizar o cartão do metrô nas linhas de ônibus metropolitanas e, também, o Metropasse (cartão exclusivo para os ônibus metropolitanos) passará a valer no metrô. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Inicialmente, essa medida vale apenas para as quatro linhas de ônibus que fazem, desde janeiro, a integração com o metrô na Estação Retiro (Barra-Simões Filho, Góes Calmon-Estação Aquidabã, Ilha de São João-Estação Rodoviária, Areia Branca-Terminal Retiro).

A Sedur anunciou cinco novas linhas metropolitanas, que serão integradas ao metrô na segunda quinzena do mês, também com cartões unificados. As novas linhas com integração através de bilhetagem eletrônica serão: Nova Dias D’ávila–Estação Aquidabã, Mata de São João-Estação Aquidabã,  Madre de Deus-Estação Aquidabã, Camaçari-Estação Aquidabã, Candeias-Estação Aquidabã.

A Agerba, agencia reguladora do serviço de transporte público, determinou que todas as empresas de ônibus metropolitano façam a adesão ao Metropasse e unifiquem seus sistemas para se adequarem ao cartão do metrô. A ideia é que a tecnologia atenda todas as linhas, de forma integrada.