Capital baiana terá portais de segurança nos Jogos Olímpicos


A capital baiana terá portais de segurança nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para garantir a segurança do público e dos competidores. Salvador receberá as seleções de futebol do Brasil, México, Fiji, Alemanha, Coréia, Japão, Suécia e Dinamarca, para partidas que vão acontecer na Arena Fonte Nova de 4 a 13 de agosto.

Essa é a primeira vez que o equipamento é usado em um evento esportivo internacional em Salvador (Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)

O coordenador das ações de segurança dos Jogos Olímpicos em Salvador, coronel da Polícia Militar Marcos Oliveira, disse que em relação à segurança pública, a intenção é reeditar o sucesso obtido, em 2014, durante a Copa do Mundo e, em 2013, na Copa das Confederações.

Segundo Oliveira, haverá revistas minuciosas e, para isso, serão instalados os portais de segurança com detectores de metal nas vias de acessos ao estádio. Essa é a primeira vez que o equipamento é usado em um evento esportivo internacional em Salvador.

Para montar o esquema de segurança, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) utilizará 3.531 homens e mulheres, entre profissionais da Polícia Militar (2.635), Corpo de Bombeiros (518), Polícia Civil (215) e Departamento de Polícia Técnica (163).

Além dos policiais e portais, haverá reforços tecnológicos, como unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle. De acordo com o coronel, a unidade vai servir como um controlador de todas as ações no entorno da Fonte Nova. Alem disso, tudo estará interligado ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que vai funcionar dentro do novo Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.