Cansados da violência em Mapele, comunidade se reúne com Policia Militar e vereadores para cobrar melhorias


Uma reunião foi realizada na tarde deste domingo (11), na Associação dos Moradores do distrito de Mapele em Simões Filho, com o objetivo de tratar uma das principais demandas da comunidade, que é a segurança pública.

Estiveram presentes no encontro o Tenente da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar, Bastos, responsável pela região, além dos vereadores Manoel Carteiro e Elimário Lima e sociedade civil.

Na oportunidade, os moradores puderam expor seus questionamentos e relatar alguns fatos que estão ocorrendo com frequência no bairro, além de receber os devidos esclarecimentos das autoridades públicas ali presentes.

“Eu estudo aos sábados, saiu de casa 5:30 não vou pro ponto, fico em frente a minha casa com o portão fechado, quando o carro vem eu abro e saiu correndo. Outras pessoas também preferem ficar escondidas aguardando transporte porque não temos esta segurança. Não aguentamos mais. Em Ilha de São João tem uma base em gostaria de saber porque não aqui em Mapele se a Ilha é uma comunidade menor, porque não aqui que a população é maior?” indagou uma moradora.

De acordo com Bastos, a polícia também tem sido vitimizada por ações de bandidos e por isso a implantação de uma base deve ser estudada com muito critério. “A gente não pode ter mais pequenos pontos fixos de apoio como módulos policiais, porque a polícia hoje também é alvo da criminalidade. Para termos bases de apoio, dependemos antes de uma estrutura mais ampla e de um número maior de soldados para ocuparem devidamente o local.”, disse ele.

A proposta do comando é que o modulo policial que existe hoje em Ilha de São João seja ampliado para que um efetivo maior de policiais seja deslocado para atender todas as comunidades do entorno, inclusive com rondas 24h.
O vereador Manoel Carteiro explicou que juntamente com o colega parlamentar Elimário, as devidas medidas estão sendo tomadas no sentido de atender as principais reivindicação e que a situação da violência é uma dessas.

“Eu quero agradecer esta oportunidade que tivemos de discutir essa questão da segurança, que é muito importante para nós. Eu fui eleito vereador para fazer aquilo que cabe ao vereador e dentro da prefeitura todos os secretários já me conhecem, porque estou lá constantemente cobrando as melhorias”.

Manoel esclareceu ainda que com relação a iluminação pública no bairro, já foi realizado um mapeada pelos dois vereadores e entregues para a prefeitura, porém a maior dificuldade ainda é o processo de licitação, que está em andamento.

Dentre as resoluções apresentadas pela PM, o Tenente Bastos se colocou a disposição através do contato telefônico para atender qualquer emergência dos moradores caso seja necessário, mantendo também à guarnição do Soldado Silvestre, que tem desempenhado um excelente trabalho no local, segundo relato da comunidade.