Câmara de Simões Filho poderá reduzir de 19 para 15 o número de vereadores a partir de 2021


Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2020, a Câmara de Simões Filho pode apresentar uma surpresa com a redução de 19 para 15 do número de vereadores já para a próxima legislatura a partir de 2021.

Hoje, o município de Simões Filho possui 19 vereadores que representam os seus mais de 140 mil habitantes. Segundo informações de bastidores, a Mesa Diretora do Legislativo Municipal analisa a possibilidade de apresentar um Projeto de Lei que prevê a diminuição do número de cadeiras, saindo de 19 para 15.

O projeto ainda não tem data para tramitar e entrar em pauta na Casa Legislativa, mas precisa ser votado, no máximo, até um ano antes da eleição de 2020. Mas, para que o projeto chegue ao plenário, ele precisa receber aprovação nas Comissões Permanentes da Casa. Os edis têm até este mês de setembro para colocar o projeto em pauta para votação.

A matéria necessita de, no mínimo, 13 votos para aprovação em plenário. Caso o projeto seja aprovado, a redução será válida a partir da próxima legislatura, ou seja, entra em vigor a partir de 2021. A ideia é reduzir os custos do legislativo simõesfilhense.

Essa medida geraria para o município uma economia de, em média, de mais de R$ 1 milhão por ano com a diminuição de quatro vereadores.

Nós próximos dias, o assunto deve ganhar força e promete gerar bastante discussão entre os próprios vereadores, por se tratar de um projeto que pode diminuir o número de representantes na Câmara.

Redação SF Em Pauta