Câmara aprova projeto que garante direitos aos pacientes renais crônicos em Simões Filho


Os vereadores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) em única discussão e votação aprovaram, durante a sessão desta terça-feira (18), o projeto de Lei nº 013/2018 que dispõe sobre pacientes renais no município.

De autoria do Vereador Devaldo Soares de Souza, o projeto de lei determina a criação no calendário Oficial do Município de Simões Filho, a data de 09 de março como o Dia de Prevenção e Combate a Doença Renal.

Em sua justificativa, o edil colocou a importância do diagnóstico precoce para pacientes renais e a necessidade de se dedicar uma atenção maior a essa grupo de pacientes, que a cada dia vem crescendo ainda mais.

“Essa iniciativa parte da consciência de estarmos unidos em um projeto de saúde e de prevenção, de um número que tem aumento sua porcentagem a cada dia. É um projeto que realmente nós sabemos a necessidade que os nossos pacientes têm. Os renais crônicos precisam mesmo de uma atenção e nós temos a intenção de trabalhar para que a prevenção chegue e nós possamos tomar os cuidados devidos para minimizar o sofrimento dessas pessoas, esclarecendo dúvidas, realizando exames e consultas. Este projeto de lei vai abrir a discussão para que outros benefícios cheguem a esses pacientes”, defendeu Del.

A doença crônica leva à falência renal. Quando os rins deixam de funcionar os pacientes precisam fazer a hemodiálise, processo que remove as toxinas e o excesso de água do organismo. Porém esse tratamento deve ser feito regularmente, o que toma muito tempo dos pacientes.

Neste sentido, o vereador Deni da Metalúrgica, em concordância com a iniciativa do nobre edil colocou que o segundo passo após a criação do Dia de Prevenção e Combate a Doença Renal, deve ser lutar para a implantação do Centro de Diálise no município, uma matéria que segundo o vereador Del, já é de interesse do prefeito Diógenes Tolentino.

“Nós sabemos que temos um número muito grande de pacientes renais crônicos que hoje precisam dialisar de dois em dois dias. Simões Filho, com a população que existe precisa que nós tenhamos sim imediatamente um Centro para tratar, para acolher essas pessoas que tanto precisam. Uma pessoa quando dialisa sai de lá debilitado e fora o transporte de lá para cá, então é um desconforto muito grande dessas pessoas e nosso município precisa hoje mais do que nunca”, completou Deni.

O vereador Canjirana também reiterou a discussão acrescentando que ainda existe a necessidade de um tratamento diferenciado para pacientes hipertensos e diabéticos, doenças crônicas, que também podem levar a insuficiência renal.

“Se for ver as estatísticas, as causas das mortes que mais acontecem infelizmente é hipertensão e diabetes. Doenças terríveis, não adianta brincar com elas e esse dia vai ajudar a deixar as pessoas mais conscientes no que se refere às doenças crônicas”, acrescentou Canjirana.

A doença renal crônica (DRC) afeta aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo e atualmente é a 8ª causa de mortalidade nesta população com cerca de 600 mil mortes por ano. Dados da Sociedade Internacional de Nefrologia, também apontam que a prevalência da Doença Renal Crônica é maior em mulheres (14%) do que em homens (12%).