Cães e gatos são mortos envenenados em bairro de Simões Filho


Casos aconteceram no bairro Pitanguinha,em Simões Filho, deixando os moradores desesperados. Somente nos últimos 30 dias, cerca de 15 animais foram encontrados mortos, com sinais de envenenamento.

Mais de 10 cães e gatos foram mortos envenenados no bairro Pitanguinha, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Os casos têm assustado os moradores do bairro, que pedem uma explicação para o que está acontecendo.

A dona de casa Eliane Martins contou ao O FALA que o veneno foi jogado misturado a pedaços de carne e outros alimentos no meio da rua. “Fui varrer o quintal e vi um pedaço de carne. Abaixei para eu ver e estava com um pouco de chumbinho. Eu tinha visto o gatinho comendo algo, mas não me preocupei. Momento depois,o animal apareceu morto hoje pela manhã.

Já a dona de casa Aparecida Amorim perdeu um cachorro. Ela guarda com saudade a foto do animal. “Era muito amor que eu tinha. Chego a me sentir muito mal de falar sobre o caso, porque a eu tinha amor e carinho por ele [ cachorro]. E simplesmente a pessoa que fez isso não sabe o quanto machucou a gente”, contou.

Os dois casos abordados são isolados. Por todo o bairro, é possível ouvir casos sobre envenenamentos. “Já tive dois gatos e morreram envenenados. Arrumei outro gatinho e também morreu envenenado”, contou Carolina Mendes.

Na manhã desta quarta-feira (31), mais um gato sofreu suposto envenenamento e morreu no bairro  Pitanguinha. De acordo com a dona do animal, que preferiu não se identificar, os casos de envenenamento são corriqueiros.  “ É muita dor saber que um ser humano deu comida envenenada a um “ bicho” que não faz mal a ninguém. Uma pessoa que faz isso não tem coração.Espero que as autoridades investiguem o que está acontecendo na localidade.”, pontuou.

Envenenar animais é crime

Segundo a Polícia Ambiental, envenenar animais é um crime ambiental. “Seria um crime previsto no artigo 32 da lei de crimes ambientais que diz praticar abuso ou maus tratos a qualquer animal se configura o crime. É feito um boletim de ocorrência e o infrator é encaminhado para a delegacia para que sejam instaurados os procedimentos e ele venha responder penalmente por essa conduta”, explicou.

Por Fala Simões Filho