BN/ Paraná: Pesquisa indica vitória de Elinaldo em Camaçari


O prefeito Elinaldo (DEM) deve sair vitorioso da eleição do dia 15 de novembro em Camaçari. Tanto no cenário espontâneo quanto no cenário estimulado, ele aparece como o candidato favorito a vencer a eleição, à frente de Ivoneide Caetano (PT), segundo uma pesquisa encomendada pelo Bahia Notícias ao Instituto Paraná Pesquisas.

Publicado nesta segunda-feira (2), o levantamento ouviu 580 eleitores do município entre quarta (28) e sábado (31). Com grau de confiança de 95% e margem de erro de 4,0% para os resultados gerais, a pesquisa está registrada no TSE sob o nº BA-01997/2020.

No cenário estimulado, quando o nome dos candidatos é sugerido aos entrevistados, Elinaldo conseguiu 47,8% das intenções de votos. Já Ivoneide, 23,3%. Na sequência, aparecem os demais, empatados tecnicamente: Oziel (PDT), com 4,1%; Educador Sócrates Magno (PSOL), com 2,1%; Francisco Irmão (SD), com 0,9%; Pedrinho de Pedrão (Avante), com 0,9%; ACS (PL), com 0,7%; Andre Pegova (PMN), com 0,7%; Heckel Pedreira (Rede), com 0,7%; Josué Marinho (PV), com 0,7%; e Rinaldo Chaveiro (DC), também com 0,7% das intenções de voto.

Brancos, nulos e nenhum somaram 11,9% das respostas e 5,7% disseram que não saberiam em quem votar ou não responderam a questão.

Já no cenário espontâneo, quando os entrevistados citam o nome que lhes vêm à cabeça, boa parte desses candidatos não conseguiu uma indicação expressiva. De novo, Elinaldo aparece na frente, com 33,3% das intenções de voto e Ivoneide fica na segunda posição, com 10,9%. Oziel tem 1%, Educador Sócrates Magno apenas 0,5% e os outros nomes citados somaram juntos 1,4%.

A maior parte do eleitorado, 41,6%, disse que não saberia em quem votar se a eleição fosse hoje e 11,4% afirmaram que não votariam em ninguém.

Já no quesito rejeição, Ivoneide passa Elinaldo. A esposa do ex-prefeito da cidade, Luiz Caetano (PT), é indicada por 34% dos entrevistados como a candidata em quem eles não votariam de jeito nenhum. Elinaldo é essa pessoa para 22,8%. Em seguida, Oziel aparece como mais rejeitado por 15,2%, Pedrinho de Pedrão, por 12,8%, Pegova, 11%, Marinho, 9,5%, Francisco Irmão, 9,3%, ACS, 9%, Pedreira, 8,4% e Magno, por 8,3%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Favorito a vencer a eleição, Elinaldo tem a gestão avaliada positivamente pela maior parte do eleitorado camaçariense. De acordo com o questionário, 14,5% dos eleitores acham o governo democrata ótimo e 26,6% o avaliam como bom. No meio termo, estão os 33,1% que avaliam como regular.

Por outro lado, 9% acham a gestão ruim e  15% a avaliam como péssima. Outros 1,9% não sabe ou não opinou a respeito.

Matéria extraída do site Bahia Noticias