Bases de Apoio Operacional da PM deverão ser implantadas em bairros de Simões Filho; veja locais


Em entrevista coletiva realizada na manhã da última sexta-feira (10), o novo comandante da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Fábio Dias revelou algumas ações estratégicas do seu atual plano de governo, que visam combater a criminalidade e estreitar a relação da comunidade com a Policia Militar pelos próximos 4 anos.

17204427_1447576528609501_1337785441_n

De acordo com o Major Dias Existe uma diferença entre a Polícia Militar que se tem agora e a PM que ele quer para o ano de 2020. Para isso a policia vai trabalhar estrategicamente, dentro do Programa Pacto Pela Vida e de algumas ações de prevenção que certamente irão coibir a atuação dos criminosos.

Entre as principais ações do comando está a implantação das Bases de Apoio Operacional, que já estão sendo estudadas, para serem instaladas em locais estratégicos, onde têm grande concentração de pessoas e são mais propícios a acontecerem os crimes.

Para o Major, os dois pontos principais para a instalação das bases são as proximidades da Unidade de Pronto atendimento (UPA- CIA), por estar localizada na entrada da cidade e na Av. Paulo Souto, uma das principais saídas do município com acesso a BR 324 e a BA 093.

Outra ação que conforme relato do comandante pode combater o índice de violência em Simões Filho é o trabalho da PM junto às escolas das redes estaduais e municipais de ensino, onde um intenso trabalho de conscientização poderá ser feito com a juventude local.

Ainda de acordo com o Dias, muitos jovens estão se perdendo no mundo da prostituição e das drogas por falta de iniciativas que valorizem a cultura e promovam a arte, através de atitudes que proporcionem lazer e entretenimento de uma forma mais saudável.

17238839_1447576531942834_1878195645_n

“O que a gente vê aí rodando pela noite são meninas de 12 e 13 anos já vendendo seus corpos, andando de moto pra cima e pra baixo ao lado de meninos usando correntão, batidão, achando que isso aí vai levá-las a algum lugar”, disse ele.

Segundo Fábio Dias a PM tem intenção de montar em parceria com a sociedade e dos órgãos públicos competentes um Conselho Feminino, para combater a violência contra a mulher que também é um dos pontos principais do seu plano de comando.

 “Quero resgatar a Ronda Maria da Penha e quero a polícia próxima das mulheres violentadas. Temos muitas coisas para fazer, mas as ideias vamos amadurecendo; discutindo com a sociedade e juntos vamos subindo os degraus”, afirmou Fábio.

Também será possibilitada a criação de um canal de comunicação entre a PM e o cidadão comum, através do “WathsApp Denuncia” onde o morador poderá tirar uma foto, ou mandar um vídeo sem precisar se identificar, sobretudo com o uso de um telefone direto com a sede da Companhia, já que existe uma base funcionando 24h por dia.

“Eu peço à população que confie na sua Policia Militar. Tenha a PM como sua amiga e parceira nos momentos difíceis. Quando perceberem qualquer atitude errônea contra a nossa linha de atuação, apresente a denuncia, porque a policia aqui não vai discriminar ninguém por sexo, nem gênero. E assim, a gente vai ter esse resgate da credibilidade da Policia Militar e essa parceria pra que a PM e a comunidade venham caminhando juntas nessa corrente do bem”, completou.