Bancários iniciam greve; veja alternativas para evitar multa


Os bancários iniciaram a greve da categoria nesta terça-feira (06), em todo país. Apesar das agências fechadas, alguns terminais de caixas eletrônicos estão disponíveis para os clientes. A greve faz parte da campanha salarial dos trabalhadores, que pedem reajuste de 14,78%; ou seja, cerca de 5% de ganho real, além da inflação.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 6,5% de reajuste, 2,8% abaixo da inflação. Eles também ofertam um abono de R$ 3 mil, mas o sindicato da categoria alega que esse dinheiro não incorpora em outros direitos trabalhistas, como FGTS, 13º e férias.

Alternativas

Durante a greve, os consumidores podem utilizar os caixas eletrônicos, atendimento por telefone e internet. A Proteste Associação de Consumidores alerta que o movimento dos bancários não justifica atrasos no pagamento de dívidas.

Portanto, os clientes devem honrar com os débitos para evitar multas e outras sanções.

Dicas e canais alternativos

Caixas eletrônicos – Podem ser feitos depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs e retiradas de talonários de cheques

Bankfones e internet banking – Por esses canais (telefone e internet) é possível realizar quase todos os tipos de operação bancária

Convênios – Alguns bancos têm convênios com lotéricas (Caixa), Correios (Bradesco), supermercados Extra e Pão de Açúcar  (Banco do Brasil), e algumas lojas de departamento e drogarias, onde se pode pagar contas de consumo (água, telefone, energia elétrica, gás, etc.)

Débitos automáticos – Os débitos em conta corrente  são de responsabilidade exclusiva dos bancos, devendo ser efetuados regularmente

SAC – Geralmente são números de discagem gratuita (0800), que deverão informar qual a agência ou posto bancário ativo nas proximidades da localidade do consumidor e outras informações.