Bahiafarma começará a produzir testes-rápidos de Dengue, Zika e Chikungunya em Simões Filho


A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma que tem seu primeiro laboratório público do país, localizado as margens da BR 324, no município de Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador), já pode produzir e comercializar testes-rápidos de diagnóstico da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

OPUIGTYUUO
De acordo com publicação no Diário Oficial da União da última segunda-feira (6), a licença para a produção e distribuição dos testes que detectam a contaminação através do mosquito transmissor da Dengue, foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizando o inicio da produção e comercialização do dispositivo.

A Bahiafarma é uma fundação pública de direito privado, que integra a administração pública indireta do Poder Executivo da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), tendo como finalidades a realização de pesquisa científica e a promoção de desenvolvimento tecnológico e inovação no campo farmacêutico e da saúde; a produção e comercialização de medicamentos, equipamentos, insumos e produtos para a saúde, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros produtos de interesse social para órgãos e entidades que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o fortalecimento do papel da Bahiafarma como laboratório público estratégico do SUS, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em novembro de 2015, a nova Lei da Bahiafarma (nº 13.453/2015), que amplia o escopo produtivo da fundação. Com a nova legislação, a entidade passou a poder produzir, além de medicamentos, cosméticos, alimentos e produtos para a saúde, a exemplo de equipamentos médicos.

Neste sentido, a Bahiafarma terá muito em breve a capacidade de produzir cerca de 500 mil testes-rápidos ao mês, ajudando a acabar com as dúvidas do cidadão em relação ao próprio quadro de saúde e contribuindo para a iniciação imediata do tratamento para quem tiver constatada a contaminação através do Aedes Aegypti. Somente em 2016, 65.831 casos prováveis de dengue foram notificados na Bahia, representando uma incidência de 433 casos a cada 100 mil habitantes.

O laboratório da Bahiafarma irá produzir dois tipos de testes rápidos para diagnóstico da dengue. Um deles detecta anticorpos produzidos por organismos infectados, o Dengue IgG / IgM, e o outro reage com o antígeno NS1. Desenvolvidos em parceria com o laboratório sul-coreano GenBody, os dispositivos funcionam com uma pequena quantidade tanto de sangue quanto de soro ou plasma sanguíneo e fornecem os resultados em até 20 minutos.