Bahia registra 817 casos de microcefalia até 27 de fevereiro


De outubro de 2015 até o dia 27 de fevereiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), notificou 817 casos de microcefalia – bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros – em 136 municípios, sendo que Salvador continua com o maior número de ocorrências – 395. De acordo com a Sesab, 214 casos já foram investigados com a realização de exames de imagem, com 136 sendo confirmados e 78 descartados.

Vinte e quatro óbitos ocorreram em 17 municípios – Alagoinhas ( 1), Barro Preto (1), Camaçari (2), Cravolândia (1), Campo Formoso (1), Crisópolis (1), Itabuna (1), Cruz das Almas (1), Itapetinga (1), Eunápolis (1), Olindina (1), Salvador (7), Tanhaçu (1), Senhor do Bonfim (1), Esplanada (1), Feira de Santana (1) e Presidente Tancredo Neves (1).

De acordo com a Sesab diversas ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico estão sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia para combater o Aedes aegypti, com destaque para o teste rápido destinado ao diagnóstico da dengue e chikungunya, o caça mosquito, mosquito transgênico, bacillus thuringiensis israelensis, wolbachia e repelente com nanotecnologia.