Asteroide em forma de caveira passará perto da Terra pela segunda vez em 2018


O corpo celeste 2015 TB145, conhecido como “Asteroide do Halloween”, deve passar perto da Terra em 2018. O asteróide ganhou este nome por mostrar semelhança com um crânio humano (caveira) ao girar em torno de seu próprio eixo.

Além de se parecer com uma caveira, ele foi visto pela última vez em outubro de 2015, próximo à data em que é o Dia das Bruxas é comemorado em alguns países, consolidando ainda mais o apelido.

Em sua última passagem, o asteroide estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km da Terra, cerca de 1,3 vezes a distância da Lua à Terra. Segundo o pesquisador Pablo Santos-Sanz, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), o corpo celeste poderá ser observado de novo em novembro de 2018.

No entanto, no próximo ano, o 2015 TB145 estará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua. O “Halloween” tem entre 625 a 700 metros de diâmetro, de acordo com o estudo publicado pelo cientista Pablo Santos-Sanz e sua equipe no periódico Astronomy and Astrophysics.

O pesquisador espera que a aproximação permita mais descobertas sobre o corpo celeste como novos dados que podem aumentar o conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta.

Até agora, acredita-se que o asteroide pode ser tratar de um cometa extinto, que perdeu água e outros componentes voláteis após as voltas que deu ao redor do Sol.