Associação de moradores do Cobocó e Lobão realizam 1ª Caminhada Ecológica no próximo domingo (02)


Em entrevista á rádio Simões Filho FM 87.9, na manhã desta quarta-feira (29) a presidente da associação de moradores do Cobocó e do Lobão (AMCL), Simone Borges, convocou a população simõesfilhense para participar da 1ª Caminhada Ecológica promovida pela associação, que será realizada no próximo domingo (02) como uma das ações da campanha ambiental “SOS Rio Ipitanga e Cachoeira do Lobão”.

De acordo com a líder comunitária a caminhada tem como objetivo despertar a consciência do munícipe para a importância da preservação do ecossistema, especialmente ao que se refere a esses dois mananciais de água potável, que estão bastante degradados pela ação irresponsável de malfeitores, que descartam lixo de forma irregular nas margens das nascentes prejudicando a queda d’água e a mata ciliar.

A caminhada será iniciada a partir das 08h da manhã de domingo, com concentração em frente ao restaurante Tambá, na Pitanguinha, partindo em direção a  cachoeira do Lobão e de acordo com Simone, ao longo do percurso serão ministradas mini palestras, com paradas em pontos estratégicos, para abordar assuntos provenientes das nascentes e fontes como a bica do Cobocó, a Fonte Grande, a Lagoa Seca e outros.

A iniciativa conta com a parceria do grupo de ciclistas Simões Filho Bike Club, das associações de moradores da Pitanginha e do Vida Nova e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), que na quarta-feira 22 de março promoveu uma discussão  sobre o Rio Ipitanga em celebração ao dia da água.

Na oportunidade o secretário Elias Melo chamou a atenção para a necessidade de monitoramento das água do Rio Ipitanga que, segundo o chefe da pasta, o último registro está datado no ano de 2005. “Esse evento não é festivo, nem comemorativo, mas um evento reflexivo”, disse Melo, ao afirmar que a Seduma tem se empenhado para implantar em Simões Filho uma gestão sustentável dos seus recursos hídricos.

A responsabilidade dos poderes públicos em adotarem medidas para a preservação do rio Ipitanga ainda permanece distante, mas a  alerta chama mais atenção ainda de quem será a responsabilidade, uma vez que, o processo de despoluição constitui medida complexa, tendo em vista que não depende só da iniciativa da Administração Pública, mas do apoio da ampla participação popular.

O Rio Ipitanga tem sua nascente em Simões Filho, com uma extensão linear de 30 km, ele corta Salvador e deságua no Rio Joanes, em Lauro de Freitas. Os principais afluentes são os rios Poti, Cabuçu, Cururipe, das Margaridas, Itinga, Caji e Ribeirão Itapoã.