“As obras de saneamento são sempre demoradas” diz Rui Costa após questionamento de radialista simõesfilhense


Em contato com a rádio Baiana FM, na tarde desta segunda-feira (06), onde na oportunidade o governador da Bahia Rui Costa concedia entrevista ao vivo, o radialista simõesfilhense Jairo Mascarenhas, representando a população local, questionou o governador sobre a finalização das obras de saneamento no município de Simões Filho, que foram iniciadas em 2009 e até o momento não tem previsão de acabar.

JERUSALEM-1

Com relação ao prazo, Rui preferiu não se comprometer e disse que após a entrevista entraria em contato com o diretor da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) para que ele mesmo, em tempo oportuno, entrasse em contato com a rádio Simões Filho FM 87,9 a qual Jairo Mascarenhas administra e marcasse uma entrevista exclusiva, para esclarecer as dúvidas com relação aos serviços prestados.

A EMBASA vem mantendo uma relação bastante conturbada com a população simõesfilhense, principalmente pela suspensão da distribuição das águas em diversos pontos da cidade, por períodos prolongados, sem nenhuma justificativa plausível.

No último mês de janeiro, as comunidades de Cia I (Quadra 6) e Pitanguinha, por exemplo, passaram mais de uma semana sem receber água encanada e o problema foi sanado após várias reclamações.

A empresa está realizando uma obra em frente ao Ginásio Municipal, no intuito de instalar a transmissão que distribui a água naquela localidade, já que atualmente o registro geral está localizado no bairro KM 30, o que dificulta a identificação de qualquer irregularidade na rede que abastece o CIA e Bairros vizinhos.

Segundo Rui, as obras de esgotamento são sempre demoradas especialmente em cidades que crescem de forma desordenada, como é o caso de Simões Filho e da própria Salvador.

Embora tenha completado 55 anos de emancipação política, existem no município alguns distritos como Palmares e Pitanga de Palmares que ainda não possuem saneamento básico com rede de água e esgotamento sanitário. Nessas localidades o serviço é distribuído através de poços artesianos e bombas elétricas.