Às escuras: Escuridão toma conta de Simões Filho e população pede solução


Logo após o Sol se esconder no Horizonte, diversos bairros e centro de Simões Filho impera a escuridão que preocupa moradores com a proliferação de assaltos na cidade. A ‘ESCURIDÃO’ ainda é mais acentuada nos bairros periféricos e mais afastados como Cotegipe, Santa Luzia, Mapele, Aratu, Ilha de São João, Santo Antônio do Rio das Pedras, entre outros.

Nos últimos dias, principalmente pós-eleição, a escuridão tomou conta da cidade de Simões Filho, na Grande Salvador e 6ª economia do Estado da Bahia. Ainda sem notificação da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), após a reportagem não conseguir estabelecer um contato, a expectativa é a justificativa sobre o porquê, as trevas que potencializa a vulnerabilidade com os assaltos; estariam sendo mais uma preocupação dos munícipes que, inclusive, pagam as contas para manutenção dos serviços sob à responsabilidade da prefeitura em parceria com a Companhia de Energia Elétrica (Coelba).

Moradores de diversos bairros, principalmente do centro da cidade em contato com a equipe de reportagem; disseram estranhar a escuridão que toma conta das principais avenidas e praças de Simões Filho. Durante os três meses pós-eleições, populares condenam a ineficiência dos serviços da gestão pública.

“Eles ainda estão recebendo para trabalhar e não estamos conseguindo perceber os serviços, a 6ª maior economia da Bahia, parece mais uma cidadizinha do interior”, declarou um munícipe.

A cidade nos últimos dias amarga uma onda desenfreada de violência que já causa grandes sequelas nos jovens, principalmente, aos que vivem a expectativa de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. A escalada da violência no decorrer do ano de 2016 já registrou um número expressivo de crimes dolosos, que embora carregue em suas raízes situações de vulnerabilidades sociais, divergem opiniões da população que em boa parte acredita que ações eficazes e concretas da gestão pública poderiam minimizar a violência e a dor de muitas famílias que não sabem mais como ajudar a conduzir os seus filhos, em detrimento, da falta de perspectiva.

iluminacao

“Os desafios com certeza serão grandes, já que o atual governo nada fez e faz para melhorar as condições e, nós esperamos que o novo governo potencialize a esperança, porque, na verdade nós simões-filhenses estamos cansados e sem esperança para realmente sair dessa total escuridão em todos os sentidos que se encontra essa cidade. O sentimento é de vergonha”, lamentou também uma internauta.

O ápice da reivindicação de populares, ampliou nesta última semana, quando moradores do município tiveram que acender os faróis dos seus carros para que o Campeonato de Skate, realizado próximo ao Ginásio de Esportes, no bairro CIA II acontecesse.

Diversos moradores que moram em bairros próximos à Avenida Elmo Serejo Farias, única via que liga ao centro da cidade, sentido Cia I – Centro reclamam da onda de assaltos e disseram que a insegurança está decretada mais ainda, por meio da escuridão que toma conta das ruas.

“A situação é que nesta escuridão, corremos riscos ao sair de casa durante a noite e os assaltos nos amedronta porque está cada vez mais difícil para conseguirmos nossas coisas e a revolta da vez é o descaso, que ainda assim, é agente que aumenta mais ainda a ineficiência dos poderes públicos que parecem que não estão nem aí para o povo”, afirmou um morador do bairro CIA II que pediu para não ser identificado.