Após reunião, acordo entre Petrobrás, prefeitura e líderes de organizações viabilizará entrega do Centro Social em Mapele


A Rede Aberta composta por líderes de organizações, entre elas, o Grupo Jovem, Vida e Arte (JOVA), Sindicato Rural e Associação de Pescadores, após se reunirem no dia 8 de julho, em Mapele com representantes da Petrobrás e Poder Público, nesta sexta-feira (22), uma reunião no Gabinete do Prefeito Eduardo Alencar (PSD), tratou de firmar o processo de transição do Centro Social construído há cerca de três anos pela empresa, mas que por motivo burocrático, em especial a questão da posse do espaço impediu de ser entregue à comunidade.

De acordo com a Presidente do Grupo Jova, a luta pela abertura do prédio é o benefício que trará para a comunidade de Mapele e a intenção é desenvolver projetos, principalmente para a juventude e mulheres.

Considerando a parceria com a cessão de uso da Petrobrás, o prefeito Eduardo Alencar garantiu que a manutenção do Centro Social, após a reforma que será realizada também pela empresa, o projeto funcionará com a participação da comunidade. “Mapele receberá um presente da Petrobras e nós como órgão público intermediaremos para fazer a cessão de uso para a população local”, esclareceu.

“É um compromisso nosso de assumir a continuar dando atenção no sentido de oferecer a mão de obra, vigilância e atenção para que o equipamento permaneça em atividade com a parceria da prefeitura”, acrescentou Alencar.

Para a equipe de reportagem, o engenheiro da Petrobras, Dante Gondim esclareceu que a empresa cumpre um acordo com o Ministério Público desde a implantação do “gasoduto” em Mapele e cobrou que fosse viabilizado um benefício para os moradores da localidade.

IMG_1675

“O Atraso para abertura do espaço foi devido a questões burocráticas e agora conseguimos concluir para passar o imóvel para a população de Mapele”, disse Gondim que reforça o esclarecimento que o processo só poderia ocorrer via cessão de uso para a prefeitura que automaticamente o órgão público passará para a comunidade.

Dante minimizou a preocupação de alguns moradores que especulam haver perigo na região por conta do “gasoduto”. “O gasoduto foi construído com todas normas técnicas nacionais e internacionais da Petrobras, e não oferece nenhum perigo já que está cerca de 30 metros abaixo do solo”, revelou.

A Presidente do Jova foi questionada pela equipe de reportagem sobre como será estabelecida a parceria com a prefeitura, ela avaliou a condução de uma forma positiva. “Acredito que a partir da reunião de hoje, a comunidade terá um vínculo maior com a prefeitura e uma relação mais tranquila”, afirmou Kátia.

IMG_1657

Para o Centro Social funcionar, a expectativa agora será a reforma, a aquisição de equipamentos propostos também pela Petrobras, além da busca de outros agentes parceiros.

Na reunião realizada em seu gabinete, nesta sexta-feira, o prefeito Eduardo Alencar recebeu representantes da Petrobrás, líderes das organizações, como o Grupo Jova, Sindicato Rural, Associação de Pescadores, além da presença dos secretários de Infraestrutura, Cultura e Desenvolvimento Social. O presidente da Câmara Joel Cerqueira também esteve no encontro.

IMG_1685