Após morte de macacos em Simões Filho vacina contra febre amarela é reforçada


A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última quinta-feira (06) um reforço extra de 1150 doses de vacinas contra a Febre Amarela.  O reforço chegou após a morte de dois macacos com suspeita da doença no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com a secretária Drª Maria Betânia, as duas mortes foram registradas no último dia 31 de março, nos bairros Ilha de São João e Cia, porém os casos ainda não foram confirmados porque o estado em que foram encontrados os animais não permitiu a realização de exames.

A secretária que já havia alertado a população sobre o surto da doença agora tranquiliza o munícipe sobre os fatos registrados. “A população simõesfilhense pode ficar despreocupada que a Secretaria está o tempo todo acompanhando os fatos, os números e as orientações dos órgão estaduais e federais”, disse ela.

A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Duas doses tomadas com um intervalo de pelo menos dez anos garantem a proteção por toda a vida.

De acordo com Betânia, é preciso que a população fique atenta para o aparecimento de animais doentes ou mortos sem nenhuma explicação aparente, como o caso dos 4 macacos contaminados pela doença em Salvador e os dois últimos em Simões Filho.

“Quero esclarecer a população que se encontrarem algum macaquinho morto, tem que comunicar a Vigilância Sanitária. Outra coisa que eu peço a população é que não mate o animalzinho, ele está doente, não é ele quem transmite, quem transmite é o mosquito. Ele também é uma vítima como nós, ele sinaliza pra gente, então o humano está sendo protegido pelo macaco”, salientou a secretária.

Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária e Proteção a Saúde, Antônio Sergio Campos, nos últimos três meses foram aplicadas 2985 doses em todo o território municipal e esse novo lote de vacinas será disponibilizado a partir da próxima segunda-feira (10) em todos os postos de vacinação do munícipio.