Após inauguração, Ford deverá operar Centro de Distribuição de Exportação de Peças em Simões Filho


Após inauguração do Centro de Distribuição de Exportação da Ford em dezembro de 2016, no pólo nordeste do Grupo Columbia Logística, localizado na área industrial do Município de Simões Filho, a empresa começará a operar com instalações de padrão internacional, que irá agilizar o envio de itens locais para sete fábricas da marca no mundo.

G0144658_cut

Com o Centro, a Ford torna-se a primeira montadora automotiva no Nordeste a usar o novo conceito de exportação, em que  todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e  competitividade para a operação através do Columbia Logístico.

Instalado no entreposto aduaneiro Columbia, em Simões Filho, com 1.500 metros quadrados, o novo armazém possui área de escritório e docas virtuais para depósito de contêineres. Ele deverá receber, consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã.

A entrega será feita diretamente no entreposto, de onde as exportações seguem para o destino de saída do País, através do porto de Salvador ou em casos urgentes por aeroporto. Com a globalização, linhas que produzem o Ka e o EcoSport nesses países utilizam muitas peças fabricadas exclusivamente no Brasil, incluindo estampados da fábrica de Camaçari.

 A expectativa é que o inicio da operação no pólo não só amplie o âmbito de exportações em território simõesfilhense já que anteriormente, a operação de exportação era feita em um armazém, que operava numa extensão do Complexo de Camaçari, como também gere emprego e renda para a população local.

 A unidade de operações da Columbia Nordeste de Simões Filho fica localizada na Rua B, quadra 3, lotes 01 a 11, S/n – Parque Industrial Cia Sul. No entanto, ainda não se têm informações concretas sobre processo seletivo para possíveis novas contrações.