Após estudos técnicos, Prefeito Dinha anuncia retomada gradual das atividades comerciais em Simões Filho


O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, na manhã desta quinta-feira, 23/07, em encontro com representantes do setor comercial, como a ACOSIF e outros segmentos de atividades econômicas, anunciou a reabertura do comércio de forma gradual, seguindo diretrizes do plano construído com a participação de empresários, para próxima segunda-feira, 27/07.

Após seguir determinação do Governo Estadual, ao que se referiu ao condicionamento de reabertura do comércio na RMS, quando tivesse em 75% de ocupação dos leitos de UTI, o prefeito Dinha ao lado do vice-prefeito Sid Serra; do presidente do Legislativo Municipal, Orlando de Amadeu (PSDB), vereadores e forças de segurança representadas pelo Major Alan Costa (22 CIPM), Major Fabrício de Oliveira Silva (Rondesp) e o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Leandro Acássio, apresentou aos representantes das entidades comerciais, como o presidente de honra da ACOSIF, o empresário Nilton Novaes, o gráfico de acompanhamento dos números da pandemia do Coronavírus em Simões Filho, como também as medidas do protocolo e diretrizes de reabertura.

“Vamos divulgar as informações referentes às diretrizes de reabertura, todavia, o mais importante é que há o engajamento das autoridades de segurança do município, da Câmara de Vereadores e dos empresários na construção de uma cidade mais segura, uma cidade melhor e que venha promover o desenvolvimento que é de extrema importância e fundamental para o crescimento da cidade de Simões Filho”, pontuo o alcaide.

Após a árdua tarefa de enfrentar de frente todas as dificuldades, Dinha reconheceu o impacto enfrentado pelos segmentos nesta crise sanitária, e agradeceu pelo engajamento de todos na condução das medidas que foram adotadas por meio de decretos. Ele comemorou a queda da curva da Covid-19, em Simões Filho, já que nos últimos 10 dias, a taxa de incidência [percentual de crescimento], caiu para 12%.

“Nós saímos de um percentual de 157% para 12%, então todo trabalho foi extremamente significativo, mas esse percentual foi alcançado graças a Deus pelo empenho de toda equipe, da secretaria de Saúde e todas as pastas envolvidas, e principalmente pela conscientização do povo que tem nos ajudado, colaborado com as medidas adotadas, respeitando e nos ajudando a cumprir as regras que foram designadas pela equipe técnica de Saúde”, pontuou o Chefe do Executivo Municipal.

Como nos demais municípios da RMS, que retomam as atividades comerciais, na próxima segunda-feira (27), o comércio será reaberto de forma gradual e escalonado, seguido por avaliações todos os sábados, sendo que inicialmente com horários definidos para cada segmento, para que desta forma, de forma segura possa evitar as aglomerações.

Ainda durante o encontro, Dinha Prefeito, sinalizou a continuidade das normas preventivas, com à reabertura das atividades econômicas, as medidas que os empresários precisarão adotar ao atender os clientes, além disso, a administração municipal vai instalar no Centro da cidade, um posto móvel fixo, para que assim, haja um melhor acesso para aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel e testes rápidos.

Vale destacar que, equipes da Saúde, Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde, estarão engajadas no mapeamento e monitoramento do funcionamento do comércio no Centro e nas avenidas que desenvolvem atividades comerciais no município.

Dinha também comemorou o resultado das ações de enfrentamento ao Coronavírus, as medidas restritivas, e que neste sentido, foram norteadas para que hoje pudesse colher os frutos com a queda significativa do percentual de crescimento da curva da doença.

“É pensando dessa forma que o município está planejando as ações. Tivemos uma queda do crescimento com as medidas adotadas, a proibição do transporte intermunicipal, lock-down, medidas de restrições nos bairros, testes rápidos, barreiras sanitárias, implantação da Unidade de Enfrentamento que já atendeu mais de 2.500 pessoas, são medidas que nos ajudaram a promover uma queda substancial no índice de infectados, e hoje temos uma taxa a cada 10 dias de 12%, considerada uma das menores da RMS”, enfatizou.

O mandatário municipal estará encaminhando o protocolo com diretrizes de reabertura do comércio ao Ministério Público, à Câmara de Vereadores e entidades representativas comercias para que tomem conhecimento das medidas que serão adotadas pelo município a partir da próxima segunda-feira.

Rede Imprensa