Após aprovação dos vereadores professores da Rede Municipal de Ensino terão salários bases ajustados


Em sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (27), na Câmara de Simões Filho, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de nº 024/2017, oriundo do Poder Executivo Municipal que fixa os valores dos vencimentos básicos de professor e coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino do Município e dá outras providências.

O projeto, que está baseado na Lei Federal nº 11.738/08 que “estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional para o magistério,” irá fixar com efeito retroativo à 01/01/2017, os salários dos profissionais de educação do município, reajustando os vencimentos de quem trabalha com jornada de 20h semanais, para R$ 1.207, 15 e jornada de 40h semanais, R$ 2.430, 00.

Para os vereadores, a aprovação do projeto oriundo do Executivo Municipal coloca Simões Filho entre as poucas cidades brasileiras que estão cumprindo o que determina a Constituição Federal.

“Se formos analisar os países mais desenvolvidos, vamos perceber que eles se desenvolveram investindo em educação. Resolução pela educação, é isso que se precisa. Fica aqui o nosso apoio ao projeto de extrema importância para a nossa cidade”, salientou o vereador Canjirana.

Embora a Lei Federal que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional para o magistério não obrigue os municípios a aderirem os mesmos critérios de para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, a prefeitura de Simões Filho através desta iniciativa estará atendendo uma antiga demanda da categoria, que há muito tempo vem lutando por melhoria salarial.

No Brasil, mesmo sendo uma das mais importantes e complexas profissões, os educadores costumam ganhar bem menos que outras categorias, o que acaba gerando o descontentamento tanto para os que exercem a função como para o restante da população, que reconhece a necessidade da valorização desses profissionais.

Na última segunda-feira (26), membros da APLB em Simões Filho se reuniram com o prefeito Diógenes Tolentino para discutir as propostas elaboradas pela categoria, na tentativa de estabelecer um diálogo e viabilizar as principais demandas.