Após anunciar aquisição de tomógrafo, Dinha planeja implantação de UTI em Simões Filho


Durante a última semana, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou alguns avanços do setor para a população local. Entre eles, a instalação da Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento (UI), que é responsável pela emissão gratuita e imediata de certidões de nascimento no Hospital Municipal.

O prefeito Diógenes Tolentino participou da inauguração da unidade e na oportunidade revelou outras pretensões da administração pública em melhorar a qualidade da saúde no município.

Em entrevista, Dinha voltou a falar da aquisição de um tomógrafo e contou sobre o processo de compra do aparelho que já foi autorizado e está em fase inicial de cotação.

“Nós autorizamos, agora está sendo feito o trabalho de cotação de preços, depois será encaminhado para as licitações pra só depois então fazer a aquisição do equipamento. É todo um processo que requer o fluxo democrático, porque a gente quer que as coisas aconteçam de forma transparente e pra isso tem que se respeitar as normas”, revelou.

De acordo com o gestor, o aparelho será colocado em um espaço construído especialmente para realizar os exames de tomografia, já que o equipamento dispõe de uma estrutura maior do que o hospital no momento pode oferecer.

“É uma área que nós estamos projetando entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Municipal, que vai atender tanto quem está internado como também os pacientes que não estão em processo de internação, mas precisam realizar o exame”, disse ele.

O prefeito também falou das dificuldades que a Secretaria enfrenta frente à Central Estadual de Regulação e disse que sonha em implantar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Simões Filho.

“É um grande sonho. A gente sabe do sofrimento do povo da nossa cidade e a dificuldade que é quando depende da regulação. A gente passou 4 meses sem conseguir a regulação, só através da amizade e o que a gente quer é que o povo seja bem atendido”.

Dinha revelou ainda que já foi iniciado um planejamento para a implantação da unidade. “Nós iniciamos um trabalho de planejamento pra se implantar uma UTI no nosso município. Porque não são só os equipamentos e o espaço físico, é todo um corpo funcional que tem que ser oferecido e pra isso nós estamos tomando todo o cuidado pra que a gente não venha a oferecer um serviço sem qualidade”, destacou.

O prefeito explicou que inicialmente será trabalhada a instalação de uma sala em nível de Semi UTI, que oferecerá todo o suporte necessário para que a equipe médica atenda aos pacientes em estado mais delicado, sem a necessidade instantânea de transferi-lo para outra unidade hospitalar.