APMI implanta sistema de higienização no Hospital Municipal de Simões Filho


A Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI), empresa que administra o Hospital Municipal de Simões Filho, Objetivando um serviço de higienização hospitalar e seguindo padrões rigorosos de qualidade, implantou na unidade de saúde a sistematização das rotinas do serviço caracterizando-o em três modalidades: limpeza terminal, limpeza profunda e limpeza de manutenção diária.

De acordo com Inês Del Cid, Gerente Operacional do HMSF, as equipes de higienização, são compostas por 29 colaboradores capacitados, que seguem uma rotina de higienização diária.

“São duas equipes divididas entre os turnos: diurno e noturno. Cada colaborador possui uma pasta contendo uma planilha de controle que deverá ser preenchida informando qual o tipo de higienização foi executada naquele devido setor do hospital. E ao final de cada higienização, o responsável do setor, vistoria o local higienizado e estando de acordo, assina o controle atestando que a limpeza foi realizada. Dessa forma conseguimos manter um padrão e principalmente um controle de higienização hospitalar”, explica.

A higienização terminal acontece sempre após alta de pacientes, cirurgias, óbitos e transferências. A limpeza profunda acontece tantas vezes que forem necessárias. E a limpeza de manutenção é realizada diariamente em todos os setores do HMSF.

Ainda segundo a gerência, a cada 15 dias as planilhas de higienização são recolhidas e computadas pela Gerência Operacional para obter um relatório detalhado do que foi feito na higienização do hospital. Ao final de cada mês são elaborados dois relatórios. Um descreve sobre as rotinas de higienização e o outro é o Relatório Mensal de Higienização e Desinfecção Hospitalar.

A Gerência Operacional informa ainda que no mês de março foram executadas 1.060 higienizações entre o hospital e o ambulatório.

“Estávamos com um paciente para ser medicado e o mesmo sentiu-se mal e começou a vomitar. Para evitar que ele vomitasse no chão, a técnica de enfermagem puxou o balde de lixo do setor para que o mesmo vomitasse dentro dele. Foi quando, involuntariamente, o paciente derrubou o balde espalhando no chão os resíduos do mesmo. Nesse momento fotografaram a cena e publicaram como sendo algo corriqueiro na unidade. O que não é verdade. Tanto que, a equipe de higienização foi chamada de imediato para efetuar a limpeza devida no local”, afirma Inês.