Aos 108 anos moradora de Simões Filho conta o que faz para se manter firme; “Me sinto muito bem!”


Como chegar aos 108 anos saudável, com disposição, boa memória e muito humor? Para idosa que completou mais um ano de vida no final do mês de junho, a fórmula se resume a uma vida simples, sem muitas preocupações, com fé em Deus, amor à família e também ao próximo. Dona Zulmira é moradora do bairro do Cristo Rei em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Filha de Maria Tomazia de Jesus e Manoel da Silva de Jesus, a dona Maria São Pedro de Jesus, nascida em 28 de junho de 1909, mais conhecida como Zulmira, segue a árvore genealógica, teve 16 filhos, mas atualmente 12 são vivos, 28 netos e 17 bis netos. Sua relação com a família é de extrema afeição, todos gostam da alegre matriarca.

A alegre idosa diz que deixar as coisas acontecerem naturalmente, sem criar expectativas, sem se esquentar e sempre pedir a proteção de Deus contra todo mal, é fundamental para se viver por mais anos. “Se esquentar pra que? Eu não me esquento com nada, vivo bem assim, eu só peço proteção a Deus que ele nos proteja sempre”, contou sorrindo.

Maria Bernadete, 59, é uma das filhas da dona Zulmira, e quem atualmente cuida da idosa. ”Ela mora comigo e meu filho, mas sempre viaja para casa dos outros filhos para ficar 15, 20 até 30 dias fora. Vai para Salvador, interior, e até para ilha ela viaja, e ela gosta muito dos passeios que ela faz. Eu fico preocupada em deixa-la fazer alguma coisa por conta da idade, ela não tem mais tanta resistência, mas ela quer muito fazer as coisas e por medo não deixo. A minha mãe é tudo para mim,” afirmou Bernadete.

Apesar da longa idade, dona Zulmira é muito vaidosa, tem uma boa saúde e não faz nenhum tipo de dieta, toma apenas uma medicação para hipertensão, que quase não faz uso, anda tudo, até de moto sai às vezes.   Sua memória é perfeita, ela conta tudo do seu passado com detalhes. “Eu casei aos 23 anos e meu marido tinha 17. Ele foi meu primeiro e último companheiro, faleceu ainda moderno. Saiu para receber um dinheiro e não retornou, só recebi a notícia, a pior da minha vida, vivíamos muito bem, nunca brigamos, depois dele nunca mais quis outro homem”, contou emocionada.

A boa relação da dona Zulmira é boa com todas as pessoas, com a família e principalmente com seus netos. O mais achegado deles é o Robson de Jesus, de 21 anos, seu amor e atenção com a vó é visível pela forma de tratamento e pela preocupação que tem com a idosa. “Minha vó é um exemplo para mim, eu a admiro muito. Ela sempre está sorrindo, é muito otimista, sempre nos dá uma palavra que nos tranquiliza, e esse jeito dela nos contagia. É privilegio ser neto dela”, disse Robson.

A neta Fabiana Melo, de 33 anos, mora pertinho da vó e sempre está por ali para saber como a vó está. “Eu venho toda hora aqui saber como ela está, se precisa de alguma coisa, e nos finais de semana vamos juntas para igreja. Eu admiro a força da minha vó ela não leva nada para o coração, deve ser por isso que vive até hoje e eu admiro muito isso. Ela é nosso exemplo de vida”, afirmou.

Felicidade

Aos 108 anos, Maria São Pedro, mais conhecida como Zulmira, resume a felicidade em família. “Eu já fiz muitas coisas, nunca trabalhei de carteira assinada, mas sempre ajudava ao meu esposo, que trabalha com abate de bois. Eu bordei, costurei, cozinhei o que hoje mais sinto saudade, de cozinhar, mas, hoje, o mais importante para mim é ver meus filhos, netos, e bis netos bem, isso sim, é minha felicidade. E o resto não há com que se preocupar, pois Deus nos ajuda”, concluiu.

Debora Souza“: Fala Simões Filho