Ao lado do prefeito Dinha e autoridades, Governador da Bahia inaugura a 15° Policlínica Regional de Saúde em Simões Filho


O município de Simões Filho, recebeu na manhã desta sexta-feira (29), a 15° Policlínica Regional de Saúde, a primeira da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O ato de entrega pelo governador Rui Costa, contou com diversas autoridades políticas da Bahia e do município de Simões Filho, como o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), vice-prefeito Sid Serra, secretários municipais e vereadores.

“Mais dois equipamentos chegam para somar nas atividades de promoção à saúde da nossa gente. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), uma luta coletiva junto ao Governo Federal, com o apoio do nosso deputado federal Paulo Azi e deputada estadual Kátia Oliveira, e a Policlínica Regional, mais uma conquista simõesfilhense, que ofertará diversos serviços avançados de saúde. Seguimos firmes, investindo no desenvolvimento da nossa amada Simões Filho e na busca da manutenção do diálogo para continuar alavancando o crescimento do nosso município. Intensificaremos junto aos governos (federal e estadual) a busca de recursos para melhor qualidade de vida do nosso povo”, pontuou o prefeito Dinha .

A partir de segunda-feira (2), serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade estarão à disposição para cerca de 785 mil baianos que moram nos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho. Também foram entregues um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CIA I, além de oito ambulâncias e cinco micro-ônibus que estarão disponíveis para as cidades que integram o Consórcio Metro Recôncavo Norte.

As obras, executadas, concluídas e entregues pelo Estado na administração do prefeito Dinha Tolentino, agora disponível para à população dos seis municípios, contam com investimento do Estado com 40% do custeio e os 60% restantes serão divididos, proporcionalmente, pelos municípios que formam o consórcio. Simões Filho irá investir por ano, cerca de R$ 1,8 milhão em ambos os equipamentos (Policlínica Regional e CAPS).

Todas as consultas e exames serão feitos através de um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.
Após marcadas as regulações nos postos de saúde os pacientes serão atendidos com hora marcada, eles contarão com micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade que fazem o transporte diariamente para levar os pacientes até a Policlínica.

Em Simões Filho, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as marcações de exames nesta quinta-feira (28), e seguirá ocorrendo a partir de segunda-feira (2). Para realizar as marcações os moradores devem se dirigir à sala da Regulação que funciona no prédio da secretaria.

Estrutura e especialidades

A nova Policlínica Regional de Saúde foi instalada em um prédio onde funcionava outro órgão do Governo do Estado. Na unidade irão trabalhar 106 profissionais. São médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos.

No edifício de três pavimentos, os pacientes terão acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão oferecidos diversos exames, como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros.

 

Rede Imprensa