Animais abandonados em Simões Filho serão acolhidos por Associação de Proteção e Abrigo


Uma indicação apresentada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Genivaldo Lima poderá mudar a realidades das centenas de animais que vivem em situação de abandono pelas ruas da cidade.

Na sessão da última terça-feira os edis aprovaram a indicação de nº 301/2018 que solicita ao Poder Executivo declarar como de Utilidade Pública a Associação de Proteção e Abrigo aos Animais Carentes – Anjos de Quatro Patas, de autoria do Vereador Genivaldo Ferreira Lima.

Em sua justificativa o vereador colocou que a população de animais abandonados nas ruas cresce a cada dia mais, segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e isso envolve uma questão de saúde pública.

A presença constante de cachorros e gatos nas ruas descartando suas fezes em locais inapropriados sem qualquer tipo de cuidado ou imunização contribui com a proliferação de doenças infecto contagiosas, tornando a população vulnerável. Sem contar com o sofrimento dos animais que passam frio, fome e sede.

Com a declaração de Utilidade Pública, a associação fica apta a firmar convénio com a Prefeitura Municipal ou quaisquer órgão público, podendo assim ampliar o seu atendimento a um número maior de animais, oferecendo também uma estrutura mais digna.

A Associação Anjos de Quatro Patas já vem prestando um serviço de acolhimento aos animais em situação de abandono há algum tempo na cidade, porém os seus fundadores não dispunham das condições necessárias para comportar a demanda de todos os bairros. Neste sentido, a parceria com a prefeitura e o legislativo municipal se faz necessária.