Ambulantes de fora sem credenciamento não terão espaço durante aniversário da cidade: “determinação é priorizar vendedores do município”, diz secretário da Semop


O cadastramento de vendedores ambulantes que desejam trabalhar no aniversario de 58 anos de emancipação política de Simões Filho começou na manhã desta quarta-feira (16). O credenciamento está sendo feito pela Prefeitura, através da secretaria de Ordem Pública (Semop), com o objetivo de organizar a atividade de comércio e/ou a prestação de serviços de vendedores ambulantes e estabelecer também os tipos de produtos que podem ser comercializados pelos ambulantes nos locais da festa.

Conforme anunciado pelo Secretário da Semop, Uilton Ramos de Alencar, no total, serão disponibilizadas pela pasta 500 vagas para os ambulantes cadastrados atuarem durante a festa oficial da Prefeitura. O credenciamento vai até o dia 27.

Os espaços destinados pela Semop para os comerciantes no evento de aniversário da cidade possibilitam a geração de trabalho e renda e fomenta a economia do município.

A ação pretende disciplinar, organizar, dar amparo e beneficiar os vendedores ambulantes da cidade devidamente credenciados para que possam trabalhar na comercialização de seus produtos nos principais pontos estratégicos da festa.

Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Ordem Pública (Semop), localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro Luís Eduardo Magalhães (Barreiro), tendo em mãos o RG, CPF, Comprovante de Residência e uma foto de segunda a quinta, das 08h às 12h e das 13h às 17, e as sextas, das 08h às 13h. O evento que será realizado nos dias 07 08 09 do mês de novembro.

Na oportunidade, o secretário da Semop esclarece informações importantes como orientação para os vendedores ambulantes:

Como será essa organização?

“Essa organização é através de um credenciamento em que todos terão uma numeração como identificação clara para que a nossa fiscalização possa, de fato, possibilitar que quem está credenciado terá seus locais de trabalho fiscalizados no local específico onde serão armadas as estruturas. Toda essa organização vem a partir de um mapa que estamos criando no evento para não ficar aquela loucura de muita gente em um lugar só. Então, a gente quer fazer com que todos, de fato, tenham o mesmo poder de venda para não ser injusto nem pra um e nem para o outro. Ninguém será favorecido, todos terão o mesmo tratamento.

Quem não estiver credenciado poderá vender na festa?

“Nós já estamos fazendo esse cadastro justamente para inibir ou coibir aqueles que vêm de fora sem credenciamento nenhum, e porque também, só vem aqui na época de festa querendo se favorecer daquilo que o município tem proporcionado. Então, a finalidade do credenciamento é somente coibir pessoas que vêm de fora e que não estejam devidamente credenciadas e que chegam em cima da hora. Vamos ter uma fiscalização bastante intensiva para poder coibir esse pessoal.

O ambulante poderá escolher seu local para trabalhar?

Não, o local será determinado pela secretaria através do mapa de serviço que nós faremos. Os vendedores ambulantes que desejam comercializar seus produtos nos dias de festas podem nos procurar na Semop que temos uma equipe pronta te esperando para oferecer o melhor atendimento possível e orientar como será feito e determinado os locais para vendas de produtos.

De que forma a secretaria vai fiscalizar os ambulantes que venham de outras localidades?

“Nós temos hoje uma forma de cadastro dos que vão ficar e os que vierem de fora. Nós vamos coibir com toda fiscalização preparada e, como é sabido por todos, nosso prefeito já fez a aquisição de carros e veículos e nós estaremos com toda a frota a disposição tanto da Semop como da Semob. Estaremos unidos para não permitir que carros de fora entrem na cidade.

Os ambulantes de Simões Filho terão prioridade nos espaços e pontos de venda?

“Sim, o que o nosso prefeito tem falado é justamente isso, a responsabilidade. Vamos favorecer o nosso povo que precisa e estava ansioso para uma grande festa. Então, cabe a nós essa fiscalização. Dinha coloca sempre pra gente essa responsabilidade e esse olhar para o nosso povo, porque a gente sabe que em eventos como esse vem muita gente de fora. O pessoal que não mora aqui na cidade, não conhece a cidade e vem só nos eventos e nosso povo que precisa, de fato, sobreviver termina sendo atingido por uma avalanche de pessoas de fora. Por isso, a importância do credenciamento”.