Alunos da rede estadual protestam contra a violência nas escolas de Simões Filho


Um grupo de aproximadamente 300 alunos da rede estadual de ensino fechou as ruas do Centro da cidade, na manhã desta terça-feira (18), em protesto contra a violência nas escolas de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

De acordo com os estudantes e professores, é inaceitável a situação de vulnerabilidade que as escolas estão expostas diante da criminalidade no município.

“Nós estamos protestando contra a violência nas escolas. È um absurdo o que tem acontecido dentro das salas de aula, os professores recebendo arma na cabeça de bandidos que entram impunemente e ferem a nossa liberdade, o nosso direito a educação. Estamos dizendo não a violência nas escolas em Simões Filho”, revelou uma educadora.

Os manifestantes, que além de entoar gritos de “não a violência” também seguravam cartazes reivindicando melhorias nas condições de funcionamento das escolas, como merenda escolar e material didático.

Neste primeiro semestre de 2017, duas escolas da rede estadual foram invadidas em horário letivo, por indivíduos armados que renderam alunos, professores e funcionários, tomando em assalto objetos pessoais e pertences de valores.

Outras unidades da rede municipal também foram invadidas fora do horário de aula, como a Escola Luterana Concórdia nas proximidades do bairro Coroa da Lagoa e a Escola Enock Pimentel Tourinho, localizada no bairro de Ilha de São João, ambas arrombadas e saqueadas.

Como medida de prevenção, a prefeitura intensificou as rondas da Guarda Municipal no entorno das unidades escolares, o que aparentemente não inibiu a ação dos criminosos.