Aluno denuncia má conduta de motorista do transporte escolar em Simões Filho


A conduta de um motorista que faz o transporte de estudantes do distrito de Mapele, na zona rural de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), tem tirando o sossego de alguns moradores da localidade.

Em contato com a reportagem do Mapele News, na manhã desta quarta-feira (20), um estudante que preferiu não se identificar, por medo de sofrer represália, denunciou a situação de risco que os alunos estão enfrentando ao embarcar no transporte.

De acordo com o estudante, além da falta de atenção do motorista que é extremamente visível, manobras arriscadas se tornaram frequentes, comprovando a negligência do condutor para com o serviço prestado.

“As meninas vão conversando com ele na frente do escolar, aí tem hora que ele dá umas freadas bruscas, em tempo das pessoas caírem umas por cima das outras. Ainda tem vezes que o escolar da localidade de Aratu passa por ele e ele fica querendo ultrapassar, como se estivesse fazendo um pega”, disse o estudante.

Segundo o denunciante, as condições do veículo também não são das melhores, e o ônibus chega a apresentar dificuldades para subir um trecho íngreme do percurso dentro do reduto de Mapele.

“Eles têm que compreender que eles estão carregando gente, não é bicho. Eles têm que compreender isso. Ou eles fazem a manutenção do carro ou então tira o carro e quando tiver um em condições melhores, coloca de novo, porque eles estão arriscando a vida das pessoas”, afirmou.

Outra situação decorrente é com relação ao atraso no horário de saída dos escolares do Pátio da Prefeitura. Uma outra estudante do bairro de Góes Calmon, também se queixou do atraso e disse que para compensar o horário, os motoristas costumam acelerar além do permitido.

“Eles saem sempre atrasados. Chegam ao pátio por voltas das 08h, quando na verdade esse horário a gente já deveria estar dentro da sala de aula. Depois, pra compensar, eles saem desembestados, em tempo de provocar um acidente”, disse a jovem.

Em contato com Raimundo, coordenador do setor de transportes da Prefeitura de Simões Filho, o mesmo revelou que o problema do atraso realmente é procedente, tendo em vista que a frota foi temporariamente reduzida para a manutenção dos ônibus, e declarou que as medidas necessárias já estão sendo adotadas para diminuir a demanda.

“Nós estamos com uma certa deficiência com relação ao horário de saída dos carros, pelo fato de alguns veículos que apresentaram problemas mecânicos estarem em manutenção. Então, nesta semana nós estamos enfrentando esse problema, mas já estamos buscando alternativas para solucionar essa questão”.

Com relação ao motorista infrator, o coordenador disse que estará verificando o ocorrido, para que caso seja comprovada a denúncia, uma resposta imediata seja dada aos estudantes.