Aluguel de casas no São João movimenta economia em cidades mais procuradas


A escassez de hotéis e pousadas no interior do estado faz com que se intensifique um outro tipo de negócio: o aluguel de casas para o período junino. Como Salvador, Porto Seguro e Litoral Norte concentram mais de 70% dos 100 mil leitos de hotéis da Bahia, moradores de outros locais aproveitam para garantir uma renda extra e ajudar os turistas a economizar. Apelidado de Air BNB do Forró, numa alusão ao site que oferece hospedagens em imóveis a baixo custo, o modelo é feito de maneira informal e ocorre com frequência nos destinos de grande procura pelos amantes do São João como Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Ibicuí.

O funcionário público Caíque Figueiredo aproveita o período para faturar um dinheiro extra atuando como corretor de imóveis para a temporada junina em Amargosa, município localizado a 250km de Salvador e que realiza uma grande festa junina. Em seu catálogo, que é disponibilizado por meio do Whatsapp, ele envia fotos e negocia os preços das casas. “Atualmente tenho imóveis cujo  aluguel para o período de quatro a cinco dias varia de R$ 1500 a R$ 2500 e essas casas podem acomodar confortavelmente de 10 a 12 pessoas”, explicou.

Caíque conta que a forma de pagamento é parcelada da seguinte forma: 50% de sinal depositado em conta e o restante no ato de entrega das chaves. A comissão varia de 5% a 10% do valor do aluguel. “Este ano eu me surpreendi com a grande procura, pois o feriado será num sábado”, contou.

Em Senhor do Bonfim, que está a 380km da capital, a dona de casa Girlene Maria da Silva não precisou de intermediários. Ela chegou até o cliente depois de ver um anúncio no Facebook de uma família que estava à procura de uma casa. “Negociei diretamente com o próprio cliente e acertei tudo. São 10 pessoas que ficarão lá em casa, durante quatro dias”, disse a anfitriã, que deixará a casa com todos os móveis e eletrodomésticos para os hóspedes e se abrigará num quarto que fica nos fundos.

Entre os inquilinos de Girlene estão o universitário cearense Carlos Adriano Lima e a empresária Michelle Moreira. Eles desembarcam em Salvador no dia 21 e seguem para Senhor do Bonfim no dia seguinte para curtir o período de São João. “Sempre venho para a Bahia no mês de junho. Passei os últimos dois anos em Amargosa e esse ano vi a programação de Bonfim pela internet e resolvi diversificar”, afirmou Carlos.

Além das redes sociais, é possível encontrar ofertas de casas para aluguel em sites como OLX e Mercado Livre.

*Correio da Bahia