Alfredo Assis propõe Plano Diretor de Arborização Urbana em Simões Filho


O vereador Alfredo Assis (PP) apresentou terça-feira (11), na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, uma indicação legislativa n° 087/2019, de sua autoria, que requer ao Executivo a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana, no município de Simões Filho. A proposição aprovada por unanimidade reitera a indicação de nº 171/2017.

imagem ilustrativa

 

O autor da indicação observa a necessidade de elaborar um Plano Diretor de Arborização Urbana, pois além do valor que as árvores têm na manutenção do equilíbrio ecológico, promovem melhorias no micro clima, na poluição atmosférica e acústica, no solo, na fauna e na redução do escoamento superficial, aliada ao diagnóstico da situação atual da Arborização Urbana Municipal baseada em inventário arbóreo das praças e vias públicas do Município, bem como, visa o levantamento das ferramentas existentes que interferem nesse processo, o sistema de solicitação de poda drástica e supressão as autorizações decorrentes da abertura desse processo e os programas de educação ambiental voltados para arborização.

O edil destaca que são vários os benefícios do plantio de árvores, como por exemplo: contribuição para a diminuição da temperatura; retenção da água da chuva; purificação do ar; abrigo para algumas espécies de animais e evita a erosão do solo. Além dos quesitos ambientais, a arborização traz outros benefícios, como diminuição da poluição sonora; revitalização da área urbana e visa a aproximação da sociedade com o meio ambiente na preservação do patrimônio natural da cidade, trazendo uma sensação de bem-estar e deixando os locais visualmente mais atraentes.

De acordo com o vereador, o Plano Diretor de Arborização Urbana é baseado no diagnóstico da Arborização Urbana Municipal. Por meio de inventário arbóreo e do levantamento da gestão no Município pode-se obter informações e estabelecer estratégias de forma a alcançar as metas estipuladas pelo Plano para um melhor gerenciamento da Arborização Urbana, contribuindo para a qualidade de vida da população. Assim, a elaboração deste Plano Diretor será a principal ferramenta para direcionar a gestão municipal quanto ao ordenamento da arborização.

“Esta é uma ferramenta para direcionar a gestão municipal no andamento do Plano de Arborização Urbana. Faço apelo à secretaria de Meio Ambiente para atuar na melhoria das condições climáticas, a partir da execução deste plano na cidade”, destacou Alfredo que, na oportunidade, exibiu um vídeo que fundamenta a proposta apresentada.

 Rafael Santana