Água com cor estranha deixa moradores do distrito de Mapele, em Simões Filho preocupados


Após a interrupção no fornecimento de água em algumas localidades de Salvador e região metropolitana, o serviço tem sido regularizado de forma gradativa, segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

O abastecimento foi interrompido em consequência do apagão que atingiu diversas cidades do Norte e Nordeste do país, por volta de 15h50 da última quarta-feira (21). De acordo com a Embasa, somente por volta das 2h desta quinta-feira (22) é que os sistemas da empresa restabeleceram sua capacidade operacional plena. A previsão é que o abastecimento seja retomado totalmente no prazo de 72 horas.

Em Simões Filho, algumas comunidades ainda estão encontrando dificuldades para poder consumir a água potável. No distrito de Mapele, localizado na zona rural do município, a água começou a cair nas torneiras na manhã desta quinta-feira (22) com uma coloração diferente, aparentemente barrenta.

De acordo com relato de moradores, esta não é a primeira vez que a água apresenta esta coloração escura. Ainda segundo os moradores, sempre que a água é desligada por muitas horas consecutivas, quando o abastecimento é restabelecido aparece esse tom amarronzado.

“Nós ficamos com medo de consumir esta água e ela está contaminada. Apesar de não ter cheiro ruim, a cor é muito estranha e a gente tem receio dela possuir alguma substância tóxica”, revelou a moradora Solange Oliveira.

Por causa da cor estranha, muitas pessoas estão deixando de beber a água, sendo obrigados a comprar água mineral para o consumo pessoal, especialmente no caso de quem tem crianças em casa.

A comunidade pede que a Embasa colete uma mostra da água barrenta para verificar o que está provocando a coloração escura. Além de Simões Filho as cidades de Camaçari, Dias D’àvila e Madre de Deus também ficaram sem água por quase 24 horas e estão tendo o abastecimento retomado gradativamente.