África: Mais de 20 pessoas morrem após consumo de álcool adulterado em Camarões


Mais de 20 pessoas morreram em Camarões após consumirem Odontol, um tipo de bebida alcoólica adulterada que é proibida pelo governo do país. A informação foi divulgada pela agência de notícias Efe. Segundo a agência, entre as vítimas 14 nem chegaram a receber atendimento médico. Há ainda outras pessoas internadas em UTIs de diferentes hospitais.

As autoridades confirmaram que a intoxicação aconteceu pelo consumo de Odontol durante a colheita do cacau na cidade de Nkouak. Ainda de acordo com a Efe, foram apreendidas todas as reservas de Odontol em uma investigação na zona rural da cidade, para evitar possíveis novos casos.

O Odontol é um licor tradicional produzido no país africano a partir de vinho de palma ou grão de milho, açúcar e a crosta de uma árvore. A bebida é popularmente conhecida como “uísque dos pobres” ou “genebra africano”, por ser barata.

Segundo a Efe, o Ministério da Saúde Pública de Camarões proibiu a venda do Odontol em setembro de 2014 e deu 24 meses aos produtores locais para se desfazer das reservas.