Adolescente acusada de homicídio por matar estuprador é declarada inocente


A adolescente mexicana Itzel, de 15 anos acusada de homicídio por matar o estuprador que a ameaçou de morte com uma faca em 1º de junho, perto da estação de Taxqueña, ao sul da Cidade do México, foi declarada inocente pela Procuradoria de Justiça da Cidade do México na última terça-feira (27).

De acordo com a determinação da Procuradoria, a garota atuou em legítima defesa. Itzel denunciou o que viveu depois de sair da escola, quando o agressor, um homem de 30 anos, a rendeu e abusou dela por duas horas em plena rua, enquanto “as pessoas e os carros passavam e ninguém fazia nada”, conta ela no youtube.

A jovem ainda relatou como conseguiu tomar a faca do agressor enquanto ele repetia que ia sacar outra faca. Na luta, a arma “se enterrou”. “Empurrei-o com minhas pernas, tirei-o de cima de mim e ele me disse que o tinha furado no peito. Pedi socorro, mas ninguém deu atenção”.

De acordo com a advogada da adolescente, o pesadelo continuou para Itzel depois que ela conseguiu escapar. “Os protocolos estabelecem que a vítima deve primeiro receber atendimento médico. Mas Itzel, que estava gravemente lesionada, em vez de ser levada a um hospital, foi conduzida ao Ministério Público. A família teve que comprar a pílula do dia seguinte e (as autoridades) não lhe deram imediatamente os antirretrovirais”, contou Karla Micheel Salas.

O conflito vivido pela menina durante todo o mês de junho acabou na terça-feira (27), com a determinação da justiça, depois da menina passar quase 30 dias praticamente trancada em casa, saindo apenas para ir às consultas médicas e sempre acompanhada pelos pais.